Herdeiro de Bauza vai encontrar São Paulo com defesa pífia pela qual o Galo passeou.

145
Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br
622 1e17b303 7162 3f28 94ed 6cb979b95ab0
Bauza fala o que aprendeu com futebol brasileiro e diz que missão no São Paulo foi cumprida; veja

Edgardo Bauza chegou ao São Paulo credenciado por seus bons trabalhos anteriores pela América do Sul. Técnico de conceitos até certo ponto conservadores, mas eficientes muitas vezes. No San Lorenzo, seu clube anterior, ganhou a Copa Libertadores (a segunda de sua carreira, antes vencera com a LDU de Quito em 2008) em 2014 e foi vice argentino 2015 a três pontos do campeão, Boca Juniors, com a melhor defesa e o quarto melhor ataque, a apenas cinco gols do mais eficiente.

REPRODUÇÃO TV

No primeiro gol do Atlético, todos marcando Fred e Maicossuel livre para receber a bola e empatar
No primeiro gol do Atlético, todos marcando Fred e Maicossuel livre para receber e empatar

Mas deixa o São Paulo com um “legado” dos piores. Apesar de ir à semifinal da Libertadores, suas estatísticas (47 jogos,16 vitórias, 13 empates e 18 derrotas, 43,2%.) são ruins e o desempenho do time tem sido pífio. O herdeiro de Patón não terá sequer uma defesa estruturada como imaginávamos que montaria. Em parte, por sua responsabilidade, outra por conta dos investimentos equivocados em zagueiros superestimados. Maicon pelo preço, Lugano porque seu tempo já passou.

REPRODUÇÃO TV

Na virada do Galo, Pratto finaliza com liberdade, apesar de superioridade numérica tricolor
Na virada do Galo, Pratto finaliza com liberdade, apesar de superioridade numérica tricolor

Mas a falta de estrutura defensiva não está calçada apenas em falhas individuais, dos que formam a retaguarda e dos que perdem a bola, erram mais à frente, deixando os lá de trás em apuros. O time está muito desorganizado, defende mal, com jogadores dando “botes” errados e correndo de maneira confusa e sem nexo. Na noite de quinta-feira, o Atlético, com seus bons e ótimos homens de frente, deitou e rolou.

REPRODUÇÃO TV

No gol mal anulado de Fred, erros do auxiliar Jorge Eduardo Bernardi e da defesa do São Paulo
No gol mal anulado de Fred, erros do auxiliar Jorge Eduardo Bernardi e da defesa tricolor

Veja acima os três gols do Galo, um deles mal anulado. Impossível não perceber a confusão defensiva do time de Bauza. De nada adiantaram as 21 finalizações são-paulinas contra oito, sendo 13 contra apenas três no segundo tempo. Pressão, busca pelo empate, o desempenho de quem atua na frente fica comprometindo quando é preciso correr atrás, sempre. Foi assim no Morumbi quando a Chapecoense abriu 2 a 0 e agora com o Galo virando para 2 a 1 — na verdade era para ser 3 a 1.

Publicidade

Quem chegar terá muito, mas muito trabalho com o triste “legado” de Patón.

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Amigos Tricolores, o problema do SPFC, muito além de jogadores ou treinadores, se resume a seus comandantes, seus “gestores”, seus dirigentes.
    Enquanto essa súcia de piratas e contrabandistas instalada no Poder desde o III Reich de JJ não for destruída, dia a dia afundaremos mais e mais no pântano da Vergonha, da Vaidade e da Miséria.
    Hj o primeiro e primordial obstáculo ao SPFC retornar à Glória e à História é a política e o poder. Todo o resto é mise-en-scène para a mídia e os vinte milhões de entusiastas e fanáticos.
    Leco, seu velho viado e safado, pegue seus associados, pegue seus assessores, pegue seus capangas, pegue seus favores, pegue seus projetos, pegue seus pertences e pegue na benga…

  2. Alberto Marques, você foi cirúrgico nos seus comentário.

    O principal culpado diretamente pelos gols é Lugano. O cara está parecendo aquele zagueiro de video-game em que a gente tira ele da posição e sai com ele da zaga e adianta até o meio campo. Além de nunca dar um bote certo.

    Outro resposável é o Michel pela falta de vontade de voltar a marcar. Pode ver que em algumas fotos aparece o Kelvin, ou seja, ele voltou pra ajudar Buffarini e a zaga toda. Já o Michel parece somente em uma foto lá na intermediária “marcando” a grama.

    Faço algumas observações que já foram citadas:

    – 1º Gol: Lugano sai pra dar o “bote” e sai de sua posição para fazer o que o volante deveria fazer. Maicon tem que cobrir o Lugano, e Mena tem que cobrir o Maicon. Nessa hora Michel tinha que estar cobrindo Mena, mas ele ficou no meio campo no início da jogado. Olha como Kelvin ajuda a marcar voltando e Michel ficando no meio campo:

    http://imageshack.com/a/img921/293/yxCP3P.jpg

    Por outro angulo Michel “marcando” a grama no meio campo e deixando o Mena sozinho contra 2.

    http://imageshack.com/a/img921/3807/AIq6Il.jpg

    – 2º Gol: Lugano sai de sua posição sem motivo, pois eram 4 do CAM contra 6 do SP. Assim deixou um buraco na linha. Então, o Buffarini teve que sair da lateral pra fazer a cobertura do Lugano que ficou lá paradão olhando tudo acontecer:

    http://imageshack.com/a/img921/6052/VhQv2C.jpg

    Olha a defesa totalmente desmontada por causa do Lugano (Buffarini e Maicon tiveram que fazer a cobertura):

    http://imageshack.com/a/img921/3135/4Yvggm.jpg

    Agora como não concordar com o corneteiro de primeira, o LG????

    A bosta do Lugano ferrando todo jogo inteirinho o sistema defensivo. Tendo Lugano nessa zaga, nem com Daniel Alvez e Felipe Luis nas laterais e Miranda na zaga, o sistema defensivo vai funcionar.

  3. Minha opinião: concordo com o Alberto Marques.
    Não tem comparação o Tricolor com o Tele Santana era imbativel era o Sugar Ray Leonard massacrando os adversários, que ficam impotentes diante de tanta categoria. O Bauza é o Maguila que é esforçado e só apanha, estamos indo para uma situação desagradavel no campeonato tem que contratar alguem competente.