No Arruda, São Paulo tenta evitar maior sequência sem vitórias no ano

127

globoesporte.com

Yan Resende

Tricolor já igualou série negativa do início da temporada, quando ficou cinco jogos sem triunfar. Em Pernambuco, contra o Santa Cruz quer voltar a subir na tabela

O São Paulo pode amargar neste domingo a maior sequência sem vencer em 2016. A equipe agora comandada interinamente por André Jardine já igualou a série de cinco jogos sem triunfo, como aconteceu no início de março. Contra o Santa Cruz, às 16h15 (de Brasília), no Arruda, o Tricolor tem a missão de mudar o cenário.

Na primeira sequência, o time então comandado por Edgardo Bauza dividia atenções entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores da América. No torneio continental, empatou com River Plate, da Argentina, e Trujillanos, da Venezuela, ainda na fase de grupos. No estadual, empatou com o Ituano e perdeu para Palmeiras e São Bernardo.

Publicidade
São Paulo treino (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)São Paulo não vence há cinco jogos e tenta encerrar sequência contra o Santa Cruz (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

A atual sequência é ainda pior: são três derrotas e dois empates. O primeiro revés desta série é o segundo jogo da semifinal da Libertadores, contra o Atlético Nacional, por 2 a 1, que selou a eliminação da equipe.

Depois disso, o São Paulo focou apenas no Campeonato Brasileiro, mas não melhorou de rendimento. Empatou com o Corinthians em Itaquera, perdeu para o Grêmio em Porto Alegre, voltou à ficar em igualdade com Chapecoense no Morumbi e foi derrotado pelo Atlético-MG, novamente em seu estádio, na última quinta-feira.

Os números incomodam o elenco. Na última sexta-feira, Hudson foi o escolhido para conversar com a imprensa. O volante disse que não há fórmula mágica para espantar a crise. Acima de tudo, o Tricolor precisa de bons resultados.

A má fase reflete na tabela de classificação. A derrota para o Atlético-MG custou mais uma posição ao São Paulo, que é apenas o 11º colocado, com 23 pontos, e pode fechar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em situação preocupante.

Se antes o elenco falava em disputar o título, o discurso atual é dar um passo de cada vez. A distância para o topo, que hoje é dividido entre os rivais Santos, Palmeiras e Corinthians, é de dez pontos. Para a zona de rebaixamento, metade disso: cinco.

Próximo adversário: Santa Cruz
Local: Arruda, em Recife, Pernambuco
Data e horário: domingo, às 16h15 (horário de Brasília)
Escalação provável: Denis, Bruno (Buffarini), Lyanco, Maicon e Mena; Thiago Mendes e Hudson; Kelvin, Cueva e Luiz Araújo; Chavez (Gilberto)
Pendurados: Carlinhos, Lugano, Maicon, Thiago Mendes e Wesley.
Desfalques: Ytalo, Renan Ribeiro, Breno, Lucas Fernandes, Wellington (machucados), Lugano e Michel Bastos (poupados) e Rodrigo Caio (na Seleção olímpica)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (ASP FIFA-RJ), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Farinho (ambos do RJ)
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR (menos Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel), MG (Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), GO, TO e PE menos Recife (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e SporTV 15 (com Danilo Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h15