Ricardo Gomes deixa o Botafogo e será o novo técnico do São Paulo

190

Técnico deixa o Alvinegro e volta ao Morumbi após seis anos. Na primeira passagem, levou o Tricolor à semifinal da Libertadores de 2010

Por Alexandre Lozetti, Marcelo Baltar e Yan Resende – GloboEsporte.Com

Ricardo Gomes Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SSpress / Botafogo)

Ricardo deixa o Botafogo na zona de rebaixamento do Brasileirão (Foto: Satiro Sodré / SSpress / Botafogo)

Ricardo Gomes será o novo técnico do São Paulo. Ele aceitou a proposta do clube do Morumbi e, na tarde desta sexta-feira, acertou sua saída do Botafogo, time que dirigia desde a metade do ano passado, quando ganhou o título da Série B e o acesso à elite do Campeonato Brasileiro. O anúncio será feito no máximo até sábado.

Publicidade

O treinador chega ao Tricolor para substituir Edgardo Bauza, agora comandante da seleção argentina. Desde sua saída, Ricardo Gomes foi um dos nomes sugeridos por gente próxima ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.

Desde que perdeu Bauza, o São Paulo vem sendo treinado interinamente por André Jardine. O técnico da equipe sub-20 venceu seu primeiro jogo, por 2 a 1, contra o Santa Cruz. Apesar dos elogios por parte dos jogadores, a diretoria não tinha a ideia de efetivá-lo.

Ricardo Gomes foi o comandante do Botafogo na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro de 2015, em que a equipe conquistou o título e o acesso. Neste ano, chegou a ser sondado pelo Cruzeiro durante as finais do Campeonato Carioca – o time perdeu a final para o Vasco –, mas recusou a proposta do time mineiro. Na ocasião, renovou até dezembro de 2017, em acordo que previa multa rescisória. O novo contrato, porém, nunca foi assinado.

Ele volta ao São Paulo após seis anos. O treinador deixou o clube do Morumbi no dia 6 de agosto de 2010, logo após a eliminação na semifinal da Taça Libertadores diante do Internacional. Depois, teve passagem marcante pelo Vasco, onde conquistou a Copa do Brasil de 2011 e, durante o Campeonato Brasileiro daquele ano, sofreu um AVC. Ficou entre a vida e a morte, mas se recuperou e voltou a exercer o cargo no Botafogo.

O trabalho do técnico é muito elogiado pela atual gestão tricolor. Atual presidente, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, era vice de futebol na primeira passagem de Ricardo Gomes. Na ocasião, o técnico levou o time da 16ª para a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de 2009, brigando pelo título até as últimas rodadas.

Em sua primeira passagem pelo Tricolor, Ricardo Gomes disputou 73 partidas, sendo 38 vitórias, 15 empates e 20 derrotas, o que totaliza um aproveitamento de 58,9%.

Mesmo com a confirmação da contratação, o São Paulo ainda será treinado por André Jardine no próximo domingo. Pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor encara justamente o Botafogo, ex-time do novo técnico.

5 COMENTÁRIOS

  1. É, Leco, seu velhote pederasta e pilantra, vc está nos levando pro caminho certo.
    Mais algumas poucas semanas e vc e seus caboclos enviados pelo demo finalmente conseguirão o que nenhum outro são-paulino até hj conseguiu: a Segunda Divisão.
    Agora sim, com essa sua nova contratação passaremos a atuar com um ânimo do cão, teremos Wesley e Michel encarregados da criação, e o cu cutucado pela verga bruta do Ricardão.
    Leco, seu velho lazarento do caralho, pega na benga!!!
    Vc está levando cada dia mais o SPFC à Vergonha e à Humilhação!!!

  2. Bom vou esperar e ver o trabalho do cara para depois comentar, até porque tenho em mente que temos um elenco de médio pra medíocre.
    Então fico naquela que com esses atuais jogadores (com raras exceções) técnico nenhum da jeito, eu seria mais favorável a uma reformulação completa e talvez manter o interino com uma mesclagem com a base, já que ele a conhece bem.
    Mas se a Diretoria optou em trazer o Ricardo Gomes novamente, só me resta torcer que dê certo ou se não estaremos figurando na zona de rebaixamento.

  3. No meu ponto de vista, Ricardo Gomes não tem condição alguma de ser treinador do SPFC. É inacreditável que isso aconteceu!!! Me recordo da semi final da Libertadores/2010 contra o Inter no Morumbi. O SPFC precisava de mais um gol apenas desde os oito do segundo tempo para ir à final. O cara demorou uma eternidade para fazer as alterações. O Fernandinho entrou naquele jogo era uns 35 do segundo tempo, botou a maior correria, mas era tarde demais. Esse foi o TROTE, A PIADA PRONTA. RUMO AO Z4.

  4. Eu só posso estar tendo o maior dos pesadelos possíveis. Eu não posso acreditar. O SPFC contratou um técnico com resultados muito ruins nos últimos anos, e que simplesmente deixou o time do Botafogo dentro da zona de rebaixamento .Meu, o que esses caras tem na cabeça? O que esse tal de Gustavo Vieira tem feito no SPFC? Por que não deixam o Jardine como técnico até o final do ano??? Já demonstrou que tem capacidade. Já tô logo vendo!!! Esse aí vai colocar o tal Lugano (não tem mais capacidade) na defesa e vai tirar o Lyanco. Wesley será titular absoluto do time no lugar do João Schimdit. Jardine conheçe o elenco que tem, já sabe quem é quem. Conhece a molecada. A transição seria rápida.

    • Já estou até vendo. Irá escalar Velhugano na zaga, Wesley e Migué serão titulares absolutos, Schmidt será o eterno reserva de Wesley, colocará Gilberto pra atacar, e Bruno será o lateral direito.

      Se isso acontecer entraremos em queda livre e não vai durar 2 meses a frente do SP. Vamos rumo ao Z4 e pra salvar o piano aos 45 min. do 2º tempo irá mandá-lo embora e colocar Jardine novamente. Mas Jardine irá recusar, pois não é tampa buraco e não é limpador de bosta de técnico cagão, visto que poderia ter tido a chance de colocar o SP no G4 e tiraram a chance dele. Talvez ele virá até pedir demissão caso isso aconteça.