Por Rubens Chiri / saopaulofc.net
O São Paulo depende mais do que nunca dos estrangeiros Cueva e Chavez para reverter o placar do primeiro jogo e seguir na Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), em Caxias do Sul, o Tricolor precisa bater o Juventude com uma atuação goleadora para eliminar os gaúchos nas oitavas de final e avançar até as quartas. Por isso, a esperança está na dupla gringa do ataque são-paulino. Juntos, o peruano e o argentino marcaram 11 dos últimos 13 gols da equipe na temporada.
Além disso, a evolução após pouco mais de um mês com Ricardo Gomes é motivo de confiança para a classificação. No jogo de ida, o treinador havia acabado de chegar. Agora, com mais tempo de trabalho com o novo treinador e podendo apostar em uma dupla entrosada na frente, o São Paulo vai confiante para reverter o revés na ida por 2 a 1. Com a derrota para o Juventude no primeiro confronto entre as equipes, na capital paulista, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença (2 x 0, 3 x 1, 4 x 2) ou por 3 a 2, 4 a 3 e etc..
Em caso de triunfo por 2 a 1, placar de ida, a decisão para as quartas de final da Copa do Brasil será nas penalidades máximas. Vale lembrar que, até aqui, o Tricolor disputou 54 mata-matas no torneio, dos quais passou de fase em 39. Até aqui, Cueva tem cinco gols, duas assistências e um pênalti sofrido em 14 jogos pelo Tricolor na temporada.
“Gosto da responsabilidade. Eu e Chavez fizemos gols. Acredito que o time precisa criar para podermos marcar. Todos. Estou convencido que temos um bom elenco e podemos classificar. Estou muito tranquilo. Esse jogo será muito emocionante. Precisamos da vitória. É um clube grande, precisa de títulos. Vamos trabalhar pela classificação e para melhorar o que erramos”, analisou o meia, que completou.
“Sempre fomos um time ofensivo, mas hoje não basta. Tem de defender também, desde os atacantes. A ideia é a mesma, independentemente das variações. Entendemos o que o professor pede e vamos com a mesma ideia: que o São Paulo mantenha a mesma forma de jogar, com bom futebol e tratar de vencer. Precisamos de vitórias e títulos. É uma oportunidade bonita para dar a volta por cima”, acrescentou.
Já Chavez, desde sua estreia, quando entrou no decorrer do empate com a Chapecoense (2×2), dia 31/07, jogou todas – foi titular nas dez partidas seguintes. Dos seis gols pelo clube, três foram no Morumbi, dois no Arruda e um na Arena Palmeiras. Ele marcou três vezes de cabeça e três de canhota, sendo dois de dentro da área e um de longe, por cobertura, sobre o Atlético-MG. “Eles conseguiram um bom resultado aqui e não vai ser fácil jogar lá. Temos de ser inteligentes para fazer um bom jogo e reverter a situação. Precisamos de no mínimo dois gols e vamos lutar muito para ir atrás do resultado que nos interessa”, garante o Comandante.
JUVENTUDE x SÃO PAULO
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 22/09/2016 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG)