“Sentimos a necessidade de ouvir, além dos dirigentes, também os atletas e treinadores, que são protagonistas do futebol. É fundamental termos a percepção de atletas e técnicos sobre o campeonato e o que pode ser melhorado”, declarou Mauro Silva, campeão estadual com o Bragantino, em 1990.
O intuito era realizar uma discussão prévia ao tradicional Conselho Técnico, que reúne anualmente presidentes e diretores dos clubes paulistas. O mandatário da FPF, Reinaldo Carneiro, e o vice, Fernando Solleiro, também participaram do debate.
Entre os técnicos, estiveram presentes Ricardo Gomes, Dorival Júnior, Fernando Diniz, Paulo Roberto e Maurício Barbieri, do São Paulo, Santos, Grêmio Osasco Audax (Oeste), São Bento e Red Bull, respectivamente. Compareceram os jogadores Maicon (São Paulo), Francis (Audax), Saulo (Red Bull), Leandro Melo (São Bento) e Daniel (São Bernardo).
“Este é um evento fundamental para que o futebol cresça. É um crescimento para todos que os profissionais possam trazer sugestões à Federação e melhorar o que já é muito bom, que é o campeonato regional mais disputado do Brasil”, avaliou o treinador Dorival Júnior.
Neste primeiro encontro, participaram apenas representantes dos oito mais bem classificados da edição de 2016 do Paulista. Durante a reunião, foram debatidas propostas relacionadas ao formato do campeonato e seu regulamento. Todas as questões serão novamente analisadas no próximo evento envolvendo os outros oito clubes que disputarão o torneio em 2017.
O Corinthians foi representando pelo gerente de futebol Alessandro Nunes e pelo advogado João Zanforlin. Já Alexandre Mattos, diretor-executivo de futebol, foi ao encontro pelo Palmeiras.
“É importantíssimo quando a FPF abre as portas para todos os clubes, para podermos discutir juntos, levantar temas para melhorar o campeonato. O Paulista é uma referência entre todos os regionais”, analisou Alessandro Nunes. “Temos que buscar melhorias, o Paulistão é muito positivo no aspecto técnico e financeiro”, acrescentou.
Além de Maicon e Ricardo Gomes, o Tricolor contou com o diretor-executivo Gustavo Vieira de Oliveira, o auxiliar Pintado, e o coordenador técnico René Weber. O Peixe ainda levou o superintendente Dagoberto dos Santos.
Antes da reunião desta segunda-feira, a FPF já havia recebido em sua sede os profissionais dos departamentos de Marketing e Comunicação dos 16 clubes participantes do Campeonato Paulista da primeira divisão para discutir ideias e sugestões.