Tenham paciência com David Neres

338

ESPNFC.com

Pedro Cuenca

O grande xodó do São Paulo é o CT Laudo Natel, em Cotia. Lá, o clube descobre e forma jovens atletas que acabam, depois de muito esforço, subindo para o time principal. A última safra do time sub-20 é uma das mais promissoras do Tricolor, tendo conquistado torneios importantes e revelado bons nomes. Um desses jogadores é o meia-atacante David Neres.

Com as conquistas recentes, principalmente da Libertadores sub-20 e a boa campanha na Copa SP de Juniores, David Neres virou atenção para a torcida do São Paulo. Um problema grave no ombro, no entanto, o atrapalhou e tirou de grande parte da temporada. Ele ficou de março até setembro sem atuar por qualquer equipe do Tricolor, sendo relacionado para o banco do time profissional nos últimos cinco jogos. Isso fez com que muitas pessoas o pedissem na equipe titular aqui nos comentários do blog.

Publicidade

A grande esperança era de que ele fosse elevado ao time profissional durante o Campeonato Paulista e ganhasse, aos poucos, seu espaço no time durante o torneio, podendo até mesmo atuar na Copa Libertadores. Foi isso que aconteceu, por exemplo, com Lyanco e Lucas Fernandes, outros dois jogadores da mesma faixa etária de Neres. Cheguei a pedir esses e outros atletas no time profissional após a eliminação na Copinha.

Enquanto Lyanco se consolidou e consegue atuar com certa frequência, Lucas e David tiveram seus azares. As lesões atingiram os dois jovens. Lucas Fernandes, hoje, poderia ser a referência do clube nas armações de jogada, desafogando a carga do pobre Cueva. David Neres com certeza colocaria muitos medalhões do Tricolor no banco e, assim, não teríamos que ver Gilberto usando a camisa do clube.

 

Marcello Zambrana/Agif/Gazeta Press

Marcello Zambrana/Agif/Gazeta Press
Depois de muito tempo, o jovem atleta voltou a treinar no Tricolor

 

O principal problema de David Neres é a pressão que lhe espera. Depois de tanto tempo sem atuar, é claro que lhe falta um pouco de ritmo de jogo. A torcida, porém, não quer nem saber disso aí. “Tem só 19 anos, aguenta correr mesmo sem jogar faz tempo”, dirão alguns mais apressados, mesmo sabendo que não é bem por aí. A ausência dos gramados vai – e muito – pesar na volta do jogador.

Além disso, a esperança criada pelas boas atuações no fim de 2015 e no começo deste ano, deixam o torcedor achando que ele pode ser a salvação do clube no meio da atual turbulência. A verdade é que experimentar o jogador no meio dos problemas e com essa equipe bagunçada pode atrapalhar a formação de David Neres. O treinador não está arrumando a equipe, alguns jogadores ainda são displicentes em campo e é capaz de sobrar tudo nos ombros do atleta que acabou de chegar ao profissional.

O mesmo aconteceu com a geração Casemiro e Lucas Moura, em 2010. Eles subiram ao time principal como as grandes esperanças do Tricolor e foram os únicos que realmente vingaram, apesar da campanha fraca naquele campeonato (e do péssimo ano de 2011). Outros, como Bruno Uvini, Diogo, Ademílson e Lucas Gaúcho, passaram pelo clube e não estouraram. Rodrigo Caio e João Schmidt foram dos poucos que se recuperaram e estão no São Paulo. Willian Arão, hoje do Flamengo, era daquele time e nem sequer passou perto de nossa equipe profissional.

Por isso, garanto a vocês: David Neres vai estrear pelo São Paulo em breve. Isso, é claro, se a equipe reagir no Brasileirão e chegar nas rodadas finais já salva do rebaixamento, sem grandes preocupações e com pouco peso nas costas. Aí ele com certeza terá sua chance, mostrará seu talento e tentará provar que estará mais pronto do que nunca para a temporada 2017. No momento, porém, é cedo demais para pedi-lo no time titular.