Sport e São Paulo entraram em campo na Ilha do Retiro determinados a vencer o confronto direto na briga para fugir da zona de rebaixamento. A proposta dos dois times deixou clara a busca pelo gol desde o início no movimentado duelo no Recife. Mas as equipes ficaram iguais. Tanto nas bolas na trave, com Apodi e Carlinhos, quanto no placar: 1 a 1. Thiago Mendes encerrou uma seca de três jogos sem marcar do Tricolor no Brasileirão, e Diego Souza aproveitou falha de Matheus Reis para fazer um golaço de voleio.
O Leão pressionou até o fim atrás da virada, bem melhor fisicamente do que o Tricolor no segundo tempo, e só não conseguiu o segundo gol com Apodi por conta de uma ótima defesa do goleiro Denis. O resultado mantém os dois times na briga contra a degola, separados por dois pontos na tabela.
Na próxima rodada, a 30ª, o Sport visita a Chapecoense, quarta-feira – feriado nacional –, na Arena Condá, às 11h (de Brasília). Na quinta, às 21h, o São Paulo recebe o Santos, em clássico no Pacaembu.
O resultado não agradou, mas os torcedores de Sport e São Paulo não podem reclamar de falta de luta. Equilibrado, o primeiro tempo mostrou duas propostas ofensivas. Thiago Mendes, em finalização de fora da área, abriu o placar aos 25 minutos. O time ficou zerado na últimas rodadas contra Atlético-PR, Vitória e Flamengo. Mas Diego Souza deixou tudo igual com um lindo voleio. Após aproveitar falha de Matheus Reis, novidade na escalação do técnico Ricardo Gomes, o meia ajeitou a bola cruzada por Everton Felipe e fez um golaço, aos 42. Foi a décima bola na rede do meia, atrás de Gabriel Jesus e Robinho, com 11 cada, na artilharia da competição.
No segundo tempo, Buffarini substituiu Matheus Reis na esquerda, e Vinícius Araujo ganhou a vaga do lesionado Gabriel Xavier. Em casa, o Sport passou a pressionar mais e cresceu, principalmente pela melhor condição física. A pressão gerou chances para Rogério e Apodi, substituto de Everton Felipe, e Samuel Xavier. O Tricolor também ameaçou com João Schmidt, que ganhou a vaga de Thiago Mendes, mas terminou o jogo comemorando a defesa salvadora de Denis em chance claríssima de Apodi, aos 43 minutos da etapa final.