Diretor do São Paulo fala em resgatar Lucão para evitar ‘novo Casemiro’

250
 LANCE
  • NELSON ALMEIDA / AFP

    Zagueiro Lucão em ação pelo São Paulo na Libertadores

    Zagueiro Lucão em ação pelo São Paulo na Libertadores

Se boa parte da torcida não quer ver o zagueiro Lucão nem pintado de ouro, há no São Paulo quem ainda acredite no potencial do jovem de 20 anos. Faz parte dos planos do diretor-executivo Marco Aurélio Cunha recuperar o jogador formado nas categorias de base e que caiu em desgraça após falhas neste ano.

A ideia de Marco Aurélio é evitar que o zagueiro vire um novo Casemiro.

Também formado em Cotia, o volante foi vendido ao Real Madrid (ESP) em 2013, quando era alvo de críticas da torcida. Mas hoje é titular da equipe e da Seleção, caindo nas graças dos técnicos Zidane, do clube espanhol, e Tite, do Brasil.

Publicidade

“Não vou abrir mão nunca de um jogador de nível técnico do Lucão, embora sua análise com a torcida seja ruim. Mas não posso me dominar só pelo que a torcida analisa, tenho que analisar por potenciais. Todo jogador tem de ter mais uma oportunidade e com paciência. Veja quantos jogadores o São Paulo não soube esperar e depois deram a volta por cima. O próprio Casemiro é um exemplo. Não podemos fazer do Lucão um novo Casemiro”, afirmou Cunha.

Com a lesão de Breno, Lucão até foi titular no início deste ano, mas se complicou após falhar contra o Corinthians na Arena, pelo Campeonato Paulista. O jovem atrasou uma bola de maneira bizarra e enganou o goleiro Denis, deixando Lucca livre para abrir o placar na vitória corintiana por 2 a 0. A partir daí, boa parte da torcida passou a persegui-lo e não demorou para o garoto perder o lugar no time. Atualmente, é a sexta opção para o setor, atrás de Maicon, Rodrigo Caio, Lugano, Lyanco e Douglas. Mas para Marco não é o fim da linha.

“Ele pode voltar a ter oportunidade. Na escola desses grandes zagueiros, como Lugano, Maicon, pode aprender e corrigir pequenas coisas. Lucão passou por todas as seleções de base, como Casemiro. Será que todos estão errados? Na hora que fraquejou, a gente torce e joga fora?”, decretou o dirigente.

Lucão chegou a ser envolvido na compra de Maicon do Porto (POR), mas preferiu permanecer no São Paulo para dar a volta por cima. Ele soma 79 jogos pelo São Paulo e dois gols. Este ano, disputou 11 partidas, três pelo Brasileiro.

O CASO CASEMIRO

O surgimento

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2010 ao lado de Lucas, hoje no PSG (FRA). Visto como um dos grandes talentos da geração, foi alçado ao profissional pouco tempo depois por Ricardo Gomes.

Extracampo

Apesar de boas atuações, Casemiro teve dificuldade para se firmar. Complicou-se com problemas fora de campo. Um de seus empresários chegou a comprar um despertador para o volante não se atrasar nos treinos. A torcida passou a persegui-lo por isso.

Real Madrid

Emprestado em janeiro de 2013, o volante foi comprado em junho por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões).