Por Érico Leonan / saopaulofc.net
Suspensos pelo terceiro cartão amarelo no Campeonato Brasileiro de 2016, Maicon e Lugano não reforçarão o Tricolor no duelo com a Ponte Preta do próximo sábado (22), no Morumbi, e assim abrem uma disputa por um lugar na defesa. Para compor o setor ao lado de Rodrigo Caio, o técnico Ricardo Gomes tem dois perfis diferentes de candidatos: o estreante Douglas, que já foi campeão sob o comando do treinador e brilhou na Europa, e o jovem Lyanco, que fez bonito nas categorias de base e tem acumulado convocações para a Seleção Brasileira Sub-20.
Livre das dores após se recuperar de um estiramento no músculo anterior da coxa esquerda, Lyanco treinou normalmente na reapresentação do elenco, na última quarta-feira (19), e está novamente à disposição do comandante. Lesionado, o jogador não atua desde o embate com o Vitória no dia 25 de setembro, no Barradão. De lá para cá, desfalcou o São Paulo nas últimas três partidas. A lesão impediu que o atleta defendesse a Seleção Brasileira Sub-20 no Quadrangular de Seleções, disputado no Chile, que terminou com o título do Brasil.
“O Reffis fez um trabalho muito bom, pensei até que ficaria um tempo maior fora, mas me recuperei bem e não sinto dores. Estou mais leve e confiante para jogar novamente. Foi a primeira vez que sofri uma lesão, foi ruim não poder atuar e treinar no campo, mas felizmente estou recuperado. Ficar fora da seleção foi triste, mas voltar em um momento que o São Paulo precisa me deixa mais motivado. Será um jogo importante, e precisamos do apoio da torcida para conquistar um resultado positivo. Com o incentivo deles ficamos mais fortes em campo”, afirmou Lyanco.
Já Douglas, figura constante entre os relacionados dos últimos jogos após se recuperar de lesão, vive a expectativa de vestir a camisa tricolor pela primeira vez. O jogador começou no Juventude-RS e passou pelo América-RN, antes de chegar ao Vasco, em 2010. No Rio, foi comandado por Ricardo Gomes na conquista da Copa do Brasil de 2011. Seguiu em 2013 para o Dnipro (vice-campeão da Liga Europa em 14/15 e eleito para a seleção do torneio), seu ex-clube até a chegada ao São Paulo.
“A ansiedade de poder estrear é grande, porque nunca fiquei um período tão grande sem atuar. Estou mais adaptado e pronto para poder ajudar o São Paulo. O clube me recebeu bem, de portas abertas e quero retribuir esta confiança. Sou são-paulino desde criança e é um sonho vestir esta camisa. Se puder estrear, será a realização de um sonho”, analisou o marcador, que completou.
“Estou à disposição do Ricardo Gomes. Se ele optar por mim, no sábado, ficarei muito feliz. Estou preparado para este grande desafio na minha carreira, e farei o meu melhor para aproveitar. Vou procurar ajudar os meus companheiros se puder jogar, porque precisamos da vitória”, finalizou Douglas. Vale lembrar que além da dupla, o Tricolor ainda conta com o jovem Lucão para atuar no setor.