Leco define advogado para cargo de vice; resposta sai nesta segunda-feira

188

globoesporte.com

Marcelo Hazan

Presidente do São Paulo convida Antônio Cláudio Mariz de Oliveira para substituir Roberto Natel. “Vou consultar família e amigos. Depois darei uma resposta”, diz

O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (Foto: Divulgação / STF)

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira foi convidado para ser vice do São Paulo (Foto: Divulgação / STF)

O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, escolheu o substituto de Roberto Natel para o cargo de vice-presidente geral do clube. Ele convidou o renomado advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, considerado um dos melhores criminalistas do Brasil, para o cargo.

Publicidade

A resposta sobre o convite será dada nesta segunda-feira, depois de Mariz consultar amigos e familiares a respeito da decisão.

Mariz pertence ao “Legenda”, mesmo partido político de Natel dentro do Tricolor, e se disse surpreso com o chamado de Leco. Eles conversaram por telefone e pessoalmente ao longo desta semana.

– Não tenho uma definição. É um cargo honroso. Já fui candidato à presidência e perdi para o (José Eduardo Mesquita) Pimenta. Depois, fui candidato a vice junto com o Leco. Perdemos por quatro ou cinco votos. Agora, fui convidado. As circunstâncias são outras. Estou com uma vida profissional intensa. Tenho um escritório de advocacia há muitos anos. Isso pode impedir que eu aceite. Estou pensando, vou consultar família e amigos. Amanhã (segunda-feira) eu darei uma resposta – disse Mariz, ao GloboEsporte.com.

Mariz é personagem importante nos bastidores do São Paulo. Foi no escritório do renomado advogado onde o ex-presidente Carlos Miguel Aidar entregou sua carta de renúncia há praticamente um ano, no dia 13 de outubro de 2015, quando deixou o cargo máximo do clube sob denúncias de corrupção. Na ocasião, Mariz foi uma espécie de intermediador das conversas que culminaram na saída de Aidar, de quem é amigo.

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira chegou a ser especulado como possível ministro da Justiça de um eventual governo de Michel Temer, antes do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele advoga há mais de 45 anos e é visto como um dos principais críticos da Operação Lava-Jato.

Politicamente, Leco ganharia força no São Paulo, caso tenha Mariz como seu vice. A escolha do renomado advogado do mesmo partido de Natel sinalizaria que há diálogo com o grupo político, apesar da aspiração do antigo vice de concorrer à presidência na eleição de abril de 2017.

Na visão de Leco, Natel se antecipou no seu movimento. Nenhum dos diretores do Legenda deixou seus cargos na cúpula do São Paulo, tampouco a base de sustentação política da situação mudou seu apoio, após o desligamento de Natel. O antigo vice declarou que não se lançará como candidato da oposição e só aceitaria concorrer ao cargo máximo do clube se houvesse uma prévia contra Leco entre os grupos da situação.