Porto quer David Neres substituindo Lucão como pagamento por Maicon

608

De Vitor Birner

Resultado de imagem para david neres

Manteve o padrão

David Neres é o atleta mais habilidoso das categorias de base do São Paulo.  Atua pelos lados, em especial no direito, do ataque e investe em dribles. .

Publicidade

Se movimenta e tenta as tabelas, por característica em direção ao gol, e forma com o Lucas Fernandes a dupla de jogadores avaliados como os mais promissores em formação no clube.

Tem qualidade para evoluir muito na carreira. Diante do Fluminense, com o time em crise, alterou o andamento do que acontecia no gramado e contribuiu para a única virada do clube nessa edição do torneio de pontos corridos.

Presidente vetou a saída do jogador

Lucão negou a transferência, tem direito de gerenciar como quiser a própria carreira, ao Porto. A saída para a Europa era parte do pagamento pela contratação de Maicon antes da semifinal na Libertadores.

A agremiação do continente rico, ciente da cobrança dos torcedores, conduziu a negociação para tirar a maior quantidade possível de grana e fechou em 12 milhões de euros.

Metade do valor em dinheiro mais as transferências de Ignácio e do jovem zagueiro, que tiveram avaliações financeiras iguais.

Fez o possível para conseguir David Neres ao invés de Lucão.

Priorizou a ida do atleta, antes de pedir o zagueiro e o Ignácio. Cientes da condição desfavorável e urgência para Gustavo Viera de Oliveira fechar o negócio, os portistas chegaram a afirmar que apenas com a inclusão do atacante haveria o acerto.

O ex-gerente executivo do futebol, apesar da insana pressão popular para fechar o o negócio, levantou da mesa para ir embora.

Os portistas, após isso, recuaram, as conversas continuaram, e o zagueiro que hoje é a quinta opção do elenco no Morumbi foi colocado no acordo das agremiações.

O São Paulo se dispôs a fazer sacrifício para ter Maicon, mas ceder Neres era algo fora de questão.

A recusa de Lucão manteve a lacuna que os dirigentes conversam para ser fechada. O Porto, ciente da saída do Gustavo Vieira de Oliveira, pois era com quem negociava, afirmou de novo ao Leco a intenção de ter David Neres no elenco.

O presidente do Morumbi manteve tudo igual.  Acha que o atleta pode agregar na construção de elenco forte e futuramente rechear os cofres da agremiação com quantia muito maior.

Quer quitar os 3 milhões de euros e o atacante continua fora do pacote.

Futebol na prática e na teoria

A formação de jogadores é complexa. Exige constante dedicação aos treinamentos, paciência para aprimorarem os fundamentos, e constante aprendizado e humildade que driblam a acomodação comum.

Poupudos aumentos de salário e a a fama geram regalias e são marcadores, fora de campo, dos mais promissores novatos no esporte.

Habilidade é quase indispensável e com certeza insuficiente para os grandes atletas. Além da técnica, entram nos gramados a condição física e a de lidarem com a tensão inevitável de quem veste a camisa de qualquer agremiação gigante como a do Morumbi,  e a capacidade de agregarem virtudes coletivas que alicerçam as conquistas de torneios.

Tudo isso torna impossível garantir que todos os abençoados com potencial técnico acima da média serão grandes jogadores de futebol.

Os bastidores e o tal planejamento

O São Paulo tem metade dos direitos econômicos de Inácio. O percentual com Lucão seria idêntico.

Em regra, os atacantes são mais valorizados pelo mercado. O Porto quis fazer o negócio com David Neres nos moldes iguais aos que fechou com o zagueiro e o lateral da base.

Tentou, antes de aceitar, o que seria mais favorável.  Isso faz parte do jogo nas janelas de transferências.

O São Paulo mantém plenos direitos econômicos em qualquer transferência do atleta que permanece no Morumbi.

Gustavo Vieira de Oliveira foi quem renovou o contrato, que será encerrado em dezembro de 2018, do David Neres. Se realmente crê no futebol do jogador, a cartolagem deveria acelerar para fazer outro porque mais agremiações sabem do potencial do atleta.

A demora gera dificuldades como o aumento de investimento em salários, luvas,  pagamento de comissão  e a possibilidade do jogador receber ofertas.

Acima disso, é necessário ter paciência para o atleta ganhar rodagem e se firmar nos gramados. Irá oscilar, tal qual houve com a maioria dos jogadores de futebol.