GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Estatuto atual não prevê criação de terceira camisa do Tricolor. Projeto quer incluir opção para a diretoria, mediante aprovação do Conselho e limitado a dez jogos.
O projeto de novo estatuto do São Paulo disponibilizado nesta terça-feira para conselheiros e sócios prevê inúmeras mudanças importantes no clube. Dentre elas está a possibilidade de criar um terceiro uniforme, pedido antigo dentro do Tricolor e que atualmente não tem nenhuma menção no estatuto.
Pela proposta do novo estatuto, o terceiro uniforme poderá ser criado pela diretoria para homenagear algum fato importante da história do São Paulo. Ele poderá ser usado em até dez jogos da equipe profissional, dentro de um período de 12 meses, e precisará ser aprovado pelo Conselho Deliberativo em votação com maioria simples (veja abaixo a íntegra do texto no projeto do novo estatuto).
Neste ano, o São Paulo lançou a camisa amarela, usada na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, no Morumbi. Como o estatuto não fala em terceiro uniforme, ele foi tratado como comemorativo, teve restrição de número de jogos e não poderia ser usado em clássicos e finais.
O Conselho Deliberativo reclamou que a Under Armour, fornecedora de material esportivo do clube, deveria oferecer três modelos para avaliação e posterior aprovação. A queixa aconteceu semanas depois do próprio órgão aprovar o modelo amarelo.
Veja abaixo os modelos recentes de terceiro uniforme do São Paulo e o que diz o texto do projeto de novo estatuto:
O de número 3 poderá ser criado pela Diretoria Eleita para homenagear algum importante fato pretérito da história do SPFC e deverá conter obrigatoriamente o Emblema. Sua utilização pela equipe de futebol profissional do SPFC estará limitada ao número de 10 (dez) jogos, desde que dentro de um período de 12 (doze) meses, e dependerá de aprovação da maioria simples dos Conselheiros presentes em reunião do Conselho Deliberativo. A votação sobre a utilização do Uniforme número 3 deverá ser objeto da pauta de convocação da referida reunião do Conselho Deliberativo.
São Paulo x Botafogo – camisa amarela – 2016
São Paulo x Vasco – camisa grafite (Rogério Ceni) e vinho (jogador de linha) – 2015
São Paulo x Penapolense – 2013