Conselho do São Paulo decide apoiar novo estatuto por unanimidade

169

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Aprovação será definida pelos sócios em dezembro. Fim da reeleição dos presidentes após mandato de três anos e eleição com votos dos sócios são pauta.

Carlos Augusto de Barros e Silva Leco São Paulo (Foto: Marcelo Prado)

Leco cumpre mandato como presidente do São Paulo até abril de 2017(Foto: Marcelo Prado)

Em encontro na noite desta quarta-feira, no Morumbi, os conselheiros do São Paulo decidiram por unanimidade apoiar o texto final do novo estatuto do clube. O evento do Conselho Deliberativo serviu para marcar a posição do órgão, mas não define a aprovação do novo estatuto (150 conselheiros estiveram presentes). A decisão caberá aos associados, em assembleia geral marcada para dezembro.

Publicidade

– Essa unanimidade representa não só um posicionamento lúcido, muito claro dos conselheiros que apoiam a situação do São Paulo, como também sensibilizou a conselheiros e partidários que não se alinham com a situação, mas que concluíram que, mesmo não sendo uma peça perfeita, o que não é possível, eles também optaram por aprová-la. Essa é uma grande conquista que nós esperamos ver confirmada agora no dia 3 de dezembro – falou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do Tricolor.

Alguns dos principais pontos do novo estatuto são a criação de um Conselho de Administração, o fim da reeleição dos presidentes, agora com mandato único de três anos, a criação de uma diretoria profissional remunerada, com três a nove integrantes, o fim dos vice-presidentes amadores, e a mudança da data da eleição de abril para dezembro. Todas as mudanças, no entanto, só serão válidas a partir de abril de 2017, com a nova diretoria eleita, caso o estatuto seja aprovado.

Na fase de propostas, cerca de 150 conselheiros e sócios participaram com aproximadamente 300 sugestões. Depois, na fase de emenda, mais de 80 conselheiros e associados apresentaram algo perto de 350 sugestões (20% das propostas apresentadas foram usadas na íntegra, 30% parcialmente aprovadas e 50% não). Leco está confiante na aprovação pelos sócios.

– Sim, sem dúvida, porque estão aqui neste Conselho lideranças políticas que certamente têm influência e fazem refletir no associado os seus posicionamentos e entendimentos. Então acredito que com essa atitude de aprovação e adesão ao texto que isso vai passar facilmente na assembleia dos sócios – completou o mandatário tricolor.

O novo estatuto prevê dois estudos importantes: um sobre a viabilidade de separar a administração do clube social do futebol, e outro sobre a inclusão dos sócios e sócios-torcedores no processo eleitoral, com voto direto para presidente. Os dois estudos terão 12 meses para serem realizados.

Reunião Conselho Deliberativo São Paulo (Foto: Marcelo Hazan)Conselho Deliberativo do São Paulo se reuniu na noite desta quarta-feira (Foto: Marcelo Hazan)

Veja as informações do São Paulo para a próxima partida

Data e horário: quinta-feira, às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Escalação provável: Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes, João Schmidt, David Neres, Cueva (Daniel ou Jean Carlos) e Luiz Araújo; Chavez
Desfalques: Wesley, Kelvin, Breno, Ytalo e Lucas Fernandes (machucados)
Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Alessandro Rocha de Mattos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Pendurados: Mena, Denis, Michel Bastos, Hudson, Chavez, Lyanco, Kelvin e Carlinhos
Transmissão: Premiere
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 18h30