Em entrevista coletiva na sexta-feira, Rodrigo Caio criticou a falta de comprometimento do elenco do São Paulo na atual temporada, posição compartilhada por dirigentes do clube. O diagnóstico feito pelo zagueiro sobre o ano ruim é similar ao de boa parte da direção, que aprovou as palavras fortes. Inclusive, a “limpa no elenco”, citada pelo defensor, deverá ocorrer parcialmente para 2017.
A postura do zagueiro campeão olímpico foi elogiada internamente por funcionários e dirigentes. Líder técnico dentro de campo, Rodrigo também é destacado justamente por ser comprometido com o São Paulo, onde foi formado. Por isso, mostrou indignação diante do fraco desempenho no ano, com eliminações na Copa do Brasil, Libertadores, Paulista e luta contra o Z-4 no Brasileirão. A falta de títulos na temporada também incomoda outros atletas do elenco.
Rodrigo não pediu para conceder a entrevista, mas falou o que pensa. O defensor tem o respaldo do departamento de futebol e é querido pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.
A reestruturação de elenco citada pelo zagueiro tem nomes certos e outros em dúvida. Além de Michel Bastos, fora dos planos para 2017, Kelvin também não ficará, exceto se o Portodiminuir muito o preço cobrado pela permanência.
Carlinhos, com contrato até o fim do próximo ano, participou de menos da metade das partidas no ano por conta de lesões (32 de 67). Lucão, marcado pela torcida e sem jogar desde junho, está sem espaço no momento – o Santos mostrou interesse no zagueiro. Daniel, reserva com 13 partidas na temporada, não correspondeu tecnicamente à expectativa. Os três têm chances de deixar o Tricolor, a depender de clubes interessados e acertos em negociações.
Por outro lado, o próprio Rodrigo Caio tem futuro incerto. Ao lado de Cueva, o defensor é o atleta mais valorizado do elenco. Ele foi chamado para renovar contrato com o Tricolor, mas tem o desejo de jogar na Europa.
Uma das condições para ficar é justamente ter um elenco forte e competitivo para disputar títulos, diferentemente do que ocorreu com a equipe em 2016. O empresário de Rodrigo Caio, Carlos Leite, terá uma reunião com o diretor-executivo Marco Aurélio Cunha nos próximos dias.
– Conversei com Marco junto com meu empresário, antes do jogo com o Fluminense. Depois fui para Seleção. O Marco combinou de se reunir com meu empresário, mas ainda não houve uma conversa. Estamos esperando o São Paulo entrar em contato e vamos analisar algo bom para os dois lados para ver o que decidiremos – disse Rodrigo Caio.
Veja as informações do São Paulo para a partida contra a Chapecoense:
Data e horário: domingo, às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Escalação provável: Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes, João Schmidt, David Neres, Cueva e Carlinhos (Robson); Pedro (Gilberto).
Desfalques: Wesley, Kelvin, Breno, Ytalo e Lucas Fernandes (machucados), além de Chavez e Luiz Araújo (suspensos)
Pendurados: Carlinhos, Denis, Hudson, João Schmidt, Kelvin, Lyanco, Mena e Michel Bastos
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), auxiliado por Leirson Martins (RS) e Maurício Coelho Silva Pena (RS)
Transmissão: Premiere, com narração de André Lino e comentários de Paulinho Criciúma
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 18h30