ESPN.com
“O Rogério valoriza muito a categoria de base, está olhando todos os nossos jogos. A verdade é que nenhum outro treinador fez isso, de vir, sentar em Cotia e ver o jogo. Ele já começou muito bem. Aqui está a raiz do clube, o futuro do clube. O Rogério está aqui para fazer um trabalho a longo prazo, não só para o ano que vem”.
A frase acima foi dita por André Jardine, técnico do time sub-20 do São Paulo, em entrevista para o site oficial do clube, após a goleada tricolor na primeira final do Campeonato Paulista da categoria contra o Capivariano por 4 a 0.
Ela, inclusive, mostra bem qual será o foco de Ceni em seu primeiro trabalho como treinador, justamente na equipe em que dedicou toda sua carreira de jogador. A tendência é que, assim como neste ano, mais revelações de Cotia sejam alçadas ao time profissonal – Luiz Araújo, Pedro Bortoluzo e David Neres ganharam chances no Brasileirão.
E o São Paulo vem brilhando nas categorias de base: só no sub-20, além do Paulistão, a Copa do Brasil está muito próxima – a equipe tricolor enfrenta o Bahia na decisão e vai com vantagem para o segundo e derradeiro jogo, já que venceu por 3 a 1, no Morumbi. O time ainda garantiu o título da Libertadores da América.
Veja algumas das joias que o “Tricolor paulista” lapida para utilização na próxima temporada:
- FOGUETE
Aos 20 anos de idade, o carioca Wellington Cabral Costa chega a sua última temporada na categoria abaixo da profissional e já está definido: terá sua chance com Rogério Ceni.
Conhecido pelo seu apelido, “Foguete”, ele, entretanto, deverá primeiramente ganhar experiência com Fernando Diniz, pelo atual vice campeão paulista Grêmio Osasco Audax. O negócio faria parte da quase sacramentada transferência do goleiro Sidão, hoje no Botafogo, para o São Paulo em 2017.
A intenção é que o lateral chegue pronto para disputar posição com Bruno, Auro e o argentino Julio Buffarini, titular do setor.
Foguete foi titular absoluto e capitão do São Paulo na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a qual os paulistas pararam no Flamengo, nas quartas de final.
Com vínculo até janeiro de 2017, a equipe do Morumbi corre para renovar seu contrato, cujas negociações estão avançadas. Ele deve assinar por mais dois anos.
- JÚNIOR TAVARES
O lateral-esquerdo de 20 anos ainda não tem sua situação no São Paulo totalmente definida. Isso porque Júnior Tavares é revelado pelo Grêmio e está emprestado à equipe do Morumbi até o final do ano.
Por contrato, o São Paulo tem direito de adquirir os direitos do atleta, um dos destaques da equipe sub-20, por cerca de R$ 500 mil, e deve fazê-lo assim que as decisões do Paulista e da Copa do Brasil da categoria acabarem.
Apesar de nunca ter atuado profissionalmente com a camisa tricolor, Júnior foi chamado uma vez nesta temporada para integrar o banco de reservas da equipe, na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, no Estádio do Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
- SHAYLON
Este é considerado uma das maiores revelações dos últimos anos de Cotia. Mas é outro que não pertence ao São Paulo.
Shaylon Kallyson Cardozo, ou simplesmente Shaylon, tem os direitos pertencentes à Chapecoense. O meia chegou ao time tricolor na negociação por empréstimo do lateral-direito Matheus Caramelo, que lamentavelmente estava no voo da tragédia em Medellín, na última terça-feira.
Com a camisa 10 do São Paulo no sub-20, o meio-campista agradou e muito à diretoria, que já quer desembolsar mais R$ 500 mil para renovar seu contrato – a exemplo de Júnior.
Shaylon é atualmente o artilheiro são-paulino na Copa do Brasil da categoria, tendo marcado cinco gols, mesmo número de Rique, do Atlético-MG, e Kaynan, do Bahia.
Ele também aparece bem na tabela de artilharia do Campeonato Paulista sub-20, torneio em que foi às redes dez vezes nesta temporada – é o principal goleador do São Paulo no Estadual.
Aos 19 anos de idade, Shaylon é um meia mais agressivo, que chega bastante ao ataque e, por ser alto e magro, tem até certas semelhanças físicas com Paulo Henrique Ganso, ex-São Paulo e que hoje atua pelo Sevilla.