No Pacaembu, São Paulo se despede de 2016

237
0840.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

O último ato do Tricolor na temporada está neste final de semana. Na tarde deste domingo (11), às 17h (de Brasília), o São Paulo enfrentará o Santa Cruz, no Pacaembu, pela rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2016. Com 49 pontos em 37 rodadas, o time são-paulino está no 11º lugar da competição. Com o título da Chapecoense na Sul-Americana deste ano – oficializado pela CONMEBOL -, o Tricolor garantiu a sua participação no torneio continental da próxima temporada – os catarinenses disputarão a Libertadores da América de 2017.

Ainda consternado pelo trágico episódio da última semana, o clube prestará homenagem à Associação Chapecoense de Futebol em seu uniforme: os atletas de linha irão atuar com camisa de cor preta, que terá os escudos de São Paulo e Chapecoense em suas cores originais, número e nome nas costas na cor verde, além de um patch em homenagem às 71 vítimas fatais do acidente aéreo na Colômbia e a inscrição da hashtag #ForçaChape no peito, abaixo dos escudos. Após o jogo, as camisas serão leiloadas, e o valor revertido para as famílias das vítimas do acidente.

Publicidade

Cada jogador terá o próprio número habitual estampado na parte de trás da camisa, mas excepcionalmente nesta ocasião levará o nome de um dos atletas da Chapecoense vitimados no episódio do dia 28 de novembro. Por iniciativa do clube, o uniforme não terá patrocinadores. A ação foi encampada pelos parceiros Prevent Senior, Corr Plastik, Fiap, Joli, Poty e Tim, que abdicaram da exposição das próprias marcas no uniforme para prestar a devida homenagem à Chapecoense.

A camisa de linha ainda contemplará ações coletivas, que serão adotadas por todos os clubes brasileiros que jogarão na rodada. O patch da CBF com o escudo em luto da Chapecoense, na cor preta, estará na manga esquerda. Cada equipe levará também em seu uniforme um trecho do hino da Chapecoense. Ao São Paulo, coube a palavra “sempre”, que ocupará espaço na barra inferior da camisa. Os shorts e meiões dos atletas de linha também serão pretos. Os goleiros atuarão com uniformes com os mesmos detalhes, mas de cor branca.

Para encarar os pernambucanos, o Tricolor contará com a volta de João Schmidt (cumpriu suspensão automática) e uma nova formação no sistema ofensivo. Autor do gol que garantiu a heroica virada sobre o Atlético-MG por 2 a 1 na última rodada, Gilberto trabalhou a semana inteira entre os titulares e ganhará uma vaga na equipe de Pintado, que valorizou o confronto.

“É muito importante o respeito com a camisa do São Paulo, com o adversário e com nosso torcedor que irá ao Pacaembu. Vestir a camisa do São Paulo é sempre um privilégio. Esse é o momento mais importante para nós no campeonato, porque a última imagem é muito importante. E se tem uma equipe que precisa terminar bem o ano, com um bom resultado, é o São Paulo”, avaliou.

SÃO PAULO x SANTA CRUZ

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 11/12/2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Cícero Alessandro de Souza (MS) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS)

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Buffarini; João Schmidt, Thiago Mendes e Cueva; David Neres, Gilberto e Chavez. Técnico: Pintado (interino).

SANTA CRUZ: Miller; Vítor, Walter Guimarães, Luan Peres e Roberto; Derley, Léo Moura e Renatinho; Williams Luz, Bruno Moraes e Marcílio. Técnico: Adriano Teixeira.