Números e análise: saiba mais sobre a disputa no gol do São Paulo para 2017

405

GloboEsporte.com – Marcelo Hazan

Sidão São Paulo (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Sidão foi contratado com indicação de Rogério Ceni (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Candidatos ao posto de goleiro titular do São Paulo em 2017, Sidão e Denis tiveram números parecidos durante o Brasileirão deste ano. Pelo Botafogo, Sidão fez 47 defesas difíceis em 32 jogos (média de 1,47 por partida), contra 50 defesas difíceis do agora colega em 37 partidas (1,35 por jogo), de acordo com números da Equipe de Dados do GloboEsporte.com.

Os dois, Renan Ribeiro e Lucas Perri, convocado pela seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano sub-20, disputarão a preferência do técnico Rogério Ceni na próxima temporada.

No Brasileirão, o São Paulo de Denis teve a quinta melhor defesa, com 36 gols sofridos, e o Botafogo de Sidão a sexta melhor defesa, vazada 39 vezes. Avalizado por Ceni, Sidão agrada por ter habilidade para fazer a saída de bola com os pés, fundamento também treinado por Denis no dia a dia do CT da Barra Funda. Com três partidas no ano, Renan terminaria a temporada como titular, mas sofreu uma fratura no dedo da mão esquerda.

Publicidade

Em 2017, o preparador responsável por treinar os goleiros será Haroldo Lamounier, que trabalhou com Ceni durante boa parte da carreira dele como atleta. Depois de ficar na base em 2016, ele será reconduzido ao profissional. Carlos Gallo fará o caminho inverso e retornará para as categorias de base.

Atlético-PR x São Paulo Denis (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Denis foi o goleiro do São Paulo durante boa parte da temporada (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

– O Sidão se destacou no Paulista, pelo Audax, e pelo Botafogo no Brasileirão. Foi muito boa a escolha e ótima opção para o São Paulo. O Denis teve algumas dificuldades em 2016, mas é um grande goleiro. Teve infelicidade em alguns lances, mas substituir o Rogério não é fácil pela pressão. O Denis, o Sidão e o próprio Renan fazem um ótimo trabalho com os pés. Com a chegada do Rogério, isso pode ser mais explorado. O São Paulo ganha com esses grandes goleiros – disse Haroldo.

Renan Ribeiro após cirurgia no dedo da mão esquerda (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Renan Ribeiro após cirurgia no dedo da mão esquerda (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Segundo o preparador, jogar adiantado, como Ceni fazia, deve ser uma tendência para o goleiro titular da equipe. O técnico, inclusive, teve conversa recentemente com Lucas Perri sobre isso. Na visão do preparador, Sidão, Denis, Renan e Perri entram iguais na disputa pela vaga.

– O Rogério orientou os goleiros da base, como o próprio Lucas Perri, sobre jogar adiantado para poder fazer a defesa numa bola esticada. Acho que com o esquema que ele vai implantar, vai falar muito no dia a dia para repetir o que fez na carreira dele e atuar como uma espécie de líbero. A disputa começa do zero. São grandes goleiros. Todos têm condições de ganhar uma vaga. Quem entrar esperamos que corresponda. A torcida é exigente, mas esperamos ajudar o São Paulo a ter sucesso.

De férias, o São Paulo retornará aos trabalhos no CT da Barra Funda no dia 4 de janeiro e fará a pré-temporada nos Estados Unidos, onde vai disputar o Torneio da Flórida.

Lucas Perri São Paulo (Foto: Site oficial SPFC)Lucas Perri é uma promessa da base do São Paulo e recebe elogios de Ceni (Foto: Site oficial SPFC)