Por Rubens Chiri/saopaulofc.net
Do retorno de Lugano ao momento decisivo do Campeonato Brasileiro, os torcedores são-paulinos deram um verdadeiro show em 2016. Com inúmeras demonstrações de amor ao clube e sempre presente no Morumbi, os tricolores encerraram o ano como os maiores recordistas da temporada. Foi assim, aliás, que o time encontrou forças para se reerguer na competição nacional.
Os números mostram como a festa dos torcedores no Estádio Cícero Pompeu de Toledo foram importantes em duelos decisivos de 2016. Dono de dois dos três maiores públicos do ano no país, contra Atlético Nacional (61.766) e Atlético-MG (61.297), ambos pela Libertadores da América, o São Paulo deteve também o recorde de público pagante do Campeonato Brasileiro: 54.996 pagantes contra a Chapecoense.
Na competição nacional, na memorável goleada sobre o Corinthians por 4 a 0, o torcedor são-paulino registrou a quarta maior marca do torneio: 53.781 pagantes. Dessa forma, o Tricolor pode se orgulhar de ter a torcida dona de dois dos quatro recordes de público da competição nacional – o confronto entre Flamengo e Palmeiras (1 x 2) está na segunda colocação, com 54.665 pagantes, enquanto o embate entre os cariocas e o Corinthians (2 x 2) aparece no terceiro lugar, com 54.250 pagantes.
Além de demonstrar o seu amor pelo clube durante os jogos, os torcedores são-paulinos também fizeram bonito na volta de Lugano ao clube. No dia 12 de janeiro, no Aeroporto de Guarulhos, os tricolores fizeram história: vindo do Uruguai para retomar a sua trajetória no São Paulo, o zagueiro foi recepcionado com uma linda festa.
Milhares de torcedores fizeram questão de acompanhar a chegada do DIO5, que ficou emocionado. O defensor passou pelo saguão do aeroporto e posou para centenas de fotos. O mascote do Tricolor, o Santo Paulo, animou a multidão e também fez parte da festa. Assim que saiu no portão de desembarque, Lugano passou por um verdadeiro corredor humano, que ovacionou o ídolo e entoou inúmeros cânticos.
E que em 2017 os são-paulinos mantenham este fundamental apoio!