Reencontro com o CFA impressiona Lugano

834

Presente na inauguração, em 2005, zagueiro aprovou a modernização das categorias de base do Tricolor

IMG_2626.jpg

Por Igor Amorim / saopaulofc.net

No dia 16 de julho de 2005, ao lado do então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, Lugano participou da inauguração do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel em uma iniciativa pioneira do Tricolor em sua constante busca pela excelência. E no último final de semana, após mais de dez anos, o uruguaio reencontrou o CFA.

O camisa 5, que participou do jogo-treino contra o Columbus Crew-EUA, em Cotia, ficou impressionado com a modernização das categorias de base do São Paulo neste período. “Lembro da inauguração, quando cortei a fita, e na época o CFA já era considerado um bom centro de treinamento. A perspectiva, obviamente, era de que melhorasse ano a ano. E vejo que foi exatamente o que aconteceu”, afirmou o defensor, que completou.

Publicidade

“O CFA evoluiu muito e por isso é uma referência mundial. Os atletas têm comodidade, uma excelente estrutura para trabalhar e contam com um local moderno para treinar. O ambiente também é muito legal e faz com que os meninos formem uma família. O CFA mostra a grandeza do São Paulo, porque esta estrutura é diferenciada e torna o clube uma referência mundial na formação de jogadores”, acrescentou.

A cerca de 30 quilômetros da capital paulista, o CFA, em Cotia, conta com invejável estrutura esportiva, educacional e administrativa. O ambiente do local é altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade e, assim, possibilita que os atletas tenham à disposição toda a estrutura, que fica em um terreno de 220 mil metros quadrados.

O centro é referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento. As modernas instalações aproveitam a natureza e geografia do terreno, criando um ambiente altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade para os jovens que sonham em seguir carreira no esporte. Na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, a Seleção Colombiana escolheu o CFA para se preparar para a competição e acomodar a delegação durante a disputa da maior competição de futebol do mundo.

“Fiquei surpreso e feliz com este reencontro, porque o São Paulo segue evoluindo cada vez mais como instituição. O clube está mais sólido. Desde a minha primeira passagem, ainda não tinha tido oportunidade de visitar o CFA. Felizmente agora foi possível, e fiquei realmente impressionado”, finalizou o zagueiro uruguaio.

Vale lembrar que se 2015 já havia sido um ano espetacular para os garotos das categorias de base do Tricolor, 2016 foi ainda melhor: o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel trouxe nada menos que 12 títulos para o São Paulo! O time sub-20 conquistou cinco campeonatos: a Copa Libertadores, a Copa do Brasil, o Campeonato Paulista, a Copa Ouro e a Copa RS (esses dois últimos com o elenco sub-19).

Já o elenco juvenil, sub-17, sagrou-se campeão da Taça Belo Horizonte, do Campeonato Paulsita e da Copa Ouro – esse com garotos do sub-16, que também venceram a Salvador Cup. O infantil trouxe a Copa Brasil Sub-15 de Votorantim. E por fim, lá da China, os meninos do sub-13 retornaram com a Peace Cup e a Gothia Cup na bagagem.