ESPNFC.com
Pedro Cuenca
É, Rogério Ceni, a vida não será fácil como treinador. Eu entendo o que você tentou fazer no jogo, mas deu tudo tão errado, mas tão errado, que acabei até te cornetando em certo ponto da partida. O time, porém, ainda tem muitos problemas e você terá muito trabalho durante toda a temporada, mas principalmente nas próximas semanas.
Vamos começar pela defesa, a coisa mais desastrosa da partida contra o Osasco Audax. No jogo de hoje, exatamente todos os marcadores e defensores tricolores falharam feio, inclusive mais uma vez. No primeiro gol, Douglas, Maicon (aquele zagueiro caro e que não deveria errar pelo preço que custou) e Buffarini bateram cabeça, deram chutes bizarros e fizeram cagada. No segundo gol, todo mundo ficou mais perdido que cego em tiroteio, enquanto os jogadores adversários trocavam passes com facilidade. Em dez minutos, já perdíamos a partida por 2 a 0. Defensivamente, levamos mais alguns sustos e no segundo tempo nada melhorou e a marcação continuou frouxa.
A fraca marcação tricolor, aliás, causou os dois gols do Audax no segundo tempo. Primeiro, o nanico Bruno foi marcar um zagueiro rival e chegou atrasado. Depois, Buffarini chegou atrasado em contra-ataque rival e cometeu pênalti bobo. Enfim, ninguém acertou nada na defesa do São Paulo.

No meio, uma chance de melhora, certo? Errado! Rodrigo Caio pareceu perdido, mas compensou com uma bela assistência para Chávez no segundo gol. Thiago Mendes correu, correu, correu e nada fez, assim como Cueva, que pareceu um rascunho daquele bom jogador da última temporada. Outro setor que foi um completo desastre.
O ataque tricolor teve UM ponto a ser elogiado: a marcação. Contra um time que toca muito a bola e muitas vezes se enrosca no campo de defesa, o São Paulo foi bem e desarmou bem o adversário no setor ofensivo. O problema é que isso, claro, mais uma vez não resultou em gols. O time cansou de perder chances, tropeçou nas próprias pernas e errou passes ridículos na cara do gol. Foi um desastre completo, fazendo com que os dois marcados parecessem algo totalmente surreais. Rogério Ceni precisa, com urgência, trabalhar jogadas ofensivas e fazer os atacantes da equipe colocarem o pé na forma.
É só o primeiro jogo oficial, é verdade, mas foi bem abaixo do que esperávamos, principalmente porque o Osasco Audax não é sombra daquela boa equipe que surpreendeu a todos no ano passado. O Tricolor não foi bem, cometeu erros amadores, algo que não podemos aceitar com naturalidade. Trabalhe, Rogério, você vai precisar se esforçar para ganhar algo com esse time.
Treino é treino, jogo é jogo.
Pra mim esta claro que RC vai ter trabalho e vai errar bastante até acertar. O problema é a torcida e os diretores da oposição (em ano de eleição) aceitarem os tropeços calados, vamos ver.
Na parte tática ficou claro que ele deve trocar as laterais, voltar Buffarini para direita e colocar Júnior na esquerda (mesmo sendo um garoto). No meio da defesa precisamos de alguém com mais firmeza que Rodrigo Caio, acredito que Breno se sairia melhor nesta função e Cícero tem que jogar para ajudar Cueva. Na frente eu penso que o Neílton neste momento seria melhor que Luiz Araújo, jogador mais rodado, talvez sinta menos a pressão para finalizar.