Volante com boa passagem pelo rival Corinthians se diz mais experiente agora, com 28 anos, não dá previsão para estreia pelo Tricolor e quer voltar a vestir a Amarelinha
Por Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan – GloboEsporte.Com
Jucilei é apresentado no São Paulo ao lado do presidente Leco (Foto: Marcelo Hazan)
Jucilei voltou ao futebol brasileiro depois de quase seis anos. Apresentado no São Paulo nesta terça-feira, o reforço do time de Rogério Ceni falou em vencer a desconfiança de parte da torcida pelo tempo longe do país.
Ele foi emprestado por um ano pelo Shandong Luneng, da China, e vai vestir a camisa 25. Em 2011, ele saiu do Corinthians. Durante o período fora do país, passou por Anzhi (RUS) e Al-Jazira (EAU) antes de ir à China. O longo tempo fora despertou saudade em Jucilei, que decidiu voltar ao país em 2017.
– O São Paulo é um time muito grande. Planejo fazer uma boa temporada e ganhar títulos. Passei pelo Corinthians (de 2009 a 2011), na época era novo. Agora estou mais experiente, com 28 anos, e uma vontade imensa de jogar para mostrar a torcida, que fica desconfiada. “Ah, ele ficou muito tempo fora do Brasil”. Vem desconfiança, mas estou pronto para ajudar o São Paulo – disse.
Convocado pela última vez para a Seleção em 2010, sob o comando de Mano Menezes, Jucilei falou em trabalhar no Tricolor para voltar a ser lembrado, agora pelo técnico Tite. O volante disse ter sido procurado mais de uma vez pelo São Paulo no passado, à época com o diretor-executivo Gustavo Vieira de Oliveira.
– O São Paulo sempre teve interesse em mim, desde 2014. Até com o Gustavo. Estava tudo acertado, mas teve proposta melhor do Al-Jazira e fui. Resolvi vir para o São Paulo pelo respeito de acreditar no meu trabalho, por estar perto de casa, da minha família. Vejo que o São Paulo pode me colocar na Seleção de novo. O Tite é um cara sensacional. É um treinador muito bom. Para chegar a Seleção tem de trabalhar. Vou treinar no no dia a dia para quem sabe ter minha oportunidade. Quero muito ter uma chance para mostrar meu trabalho – disse Jucilei.
Apesar de se dizer doido para jogar, Jucilei preferiu não dar um prazo para sua estreia. O atleta aprimorava a forma física em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, por conta própria, e agora treina em dois períodos no CT da Barra Funda. Depois de balançar as redes do Tricolor pelo rival Corinthians no passado, ele agora quer retribuir a confiança são-paulina.
– Vai demorar um pouco ainda (para estrear). Não depende só de mim, mas da comissão também. Estou doido para jogar. Agora tenho de fazer gols pelo São Paulo e honrar essa camisa, que, por sinal, é linda.
Recentemente, Jucilei tem atuado mais recuado em relação à função de volante ofensivo que executava no Corinthians. Essa versatilidade no meio-campo atende a necessidade e o gosto de Rogério Ceni, que prefere jogadores adaptáveis a mais de uma posição. Além disso, trata-se de um jogador de 1,86m, alto como o treinador gosta.
Apresentado nesta terça-feira, Jucilei iniciou o trabalho no gramado na última segunda-feira, no CT da Barra Funda. Ele trabalhou separado com o preparador físico Pedro Campos.
Com Jucilei, o São Paulo chega a seis reforços na temporada. Além dele, Sidão, Wellington Nem, Cícero, Neilton e Lucas Pratto foram contratados. O técnico Rogério Ceni quer um substituto para David Neres, vendido ao Ajax, da Holanda.
A ideia é ter quatro pontas no elenco. Nem, Luiz Araújo e Neilton fazem essa função pelos lados. O comandante pediu o retorno de Rogério, emprestado ao Sport, mas o clube pernambucano brecou a volta imediata. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, diz não haver programação de novos reforços.
Confira as informações do clássico San-São:
Próximo adversário: Santos
Local: Vila Belmiro, Santos
Data e horário: quarta-feira, 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Buffarini; João Schmidt; Thiago Mendes, Cícero, Cueva e Luiz Araújo; Gilberto
Desfalques: Pratto e Jucilei (ainda não estão inscritos), Wellington Nem (estiramento na coxa esquerda) e Wesley (recupera-se de artroscopia no joelho esquerdo)
Arbitragem: Vinicius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Casagrande e Paulo César Oliveira) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com
Confira a entrevista coletiva de Jucilei, apresentado no São Paulo:
PLANOS
O São Paulo é muito grande, planejo um bom ano, uma boa temporada para ganhar títulos. Passei muito novo pelo Corinthians, agora estou muito mais experiente, com 28 anos e uma vontade imensa de jogar e mostrar para a torcida que às vezes fica desconfiada pelo longo período que fiquei fora do Brasil. Estou pronto para jogar e ajudar o São Paulo.
POR QUE O SÃO PAULO?
O São Paulo teve interesse em mim desde 2014, estava tudo acertado com o Gustavo (Oliveira, antigo executivo de futebol), mas tive uma proposta melhor do Al Jazira. Vim pelo respeito que o São Paulo sempre teve por mim, por ter acreditado no meu trabalho e por ser um time que pode me colocar na Seleção de novo. Só depende de mim.
PERÍODO FORA DO BRASIL
Fiquei três anos na Rússia, um ano e meio nos Emirados e um ano e meio na China. Peguei experiência de vida. Eu era muito mais tímido na frente das câmeras, agora estou muito mais solto, sou um cara muito mais experiente do que na época de Corinthians. Cresci muito no futebol.
POSIÇÃO FAVORITA
Eu ajudei muito o Cuca e o Felix (Magath, técnico alemão do Shandong Luneng) jogando de zagueiro, mas minha posição é primeiro volante. Caso o Rogério precise, estou pronto para ajudar o São Paulo.
ESTREIA
Vai demorar um pouco ainda, fiquei um bom período parado. Não depende só de mim, mas de toda a comissão técnica. Eu estou doido para jogar. Estou treinando em dois períodos, quando estiver pronto falarei para o Rogério que estou me sentindo bem melhor. Quem sabe entrando devagarinho até pegar a forma física ideal.
FEZ GOL PELO CORINTHIANS CONTRA O SÃO PAULO
Agora tenho que fazer gols pelo São Paulo e honrar essa camisa que é linda.
O QUE MUDOU DE 2011 PARA CÁ
Sou um cara mais experiente, com mais obediência tática. Aprendi muito isso depois de trabalhar com treinadores europeus.
INVESTIMENTOS NO PAULISTÃO
O Palmeiras contratou bastante, o São Paulo está numa fase de construção com a minha chegada e a do Pratto. São duas equipes muito fortes para o Paulistão e o Brasileiro, acredito que será um campeonato muito bom.
COMO JOGA
O primeiro volante tem que ter muita marcação, ele fica à frente da defesa, as pessoas costumam falar que é o pitbull do time. É ajudar bem a defesa e ter bom passe. Sou um cara com essa característica de bom passe e boa pegada, acredito que vou encaixar bem no time.
SELEÇÃO
Fui pela última vez em 2010 com o Mano Menezes. O Tite é um cara sensacional, um treinador muito bom, e para estar na Seleção você tem que trabalhar. Vou trabalhar no dia a dia e, quem sabe, ter uma oportunidade. Quero muito isso para mostrar meu trabalho.
FICAR DEFINITIVAMENTE NO SÃO PAULO
Eu vim por empréstimo, isso não depende de mim, mas sim do Shandong, do São Paulo, envolve um monte de gente. A vontade de defender esse time maravilhoso é grande, mas acabei de chegar. Vamos estrear primeiro, quem sabe mais para frente falamos sobre isso.