Último duelo entre os clubes, que se enfrentarão pela Copa do Brasil, foi em 1978
Érico Leonan – Site Oficial
Por Fernando Alves / CBF
Adversários na primeira fase da Copa do Brasil de 2017, São Paulo e Moto Club se reencontrarão após 38 anos. O sorteio da primeira fase da competição, na sede da CBF, definiu que os clubes se enfrentarão em busca de uma vaga na segunda fase – que contará com o vencedor de PSTC-PR e Ypiranga-RS.
A última partida entre paulistas e maranhenses foi no dia 14 de maio de 1978, no Morumbi, quando o Tricolor venceu por 2 a 0. No total, são quatro duelos na história do confronto. E o retrospecto é positivo para o time são-paulino, que venceu os quatro embates, balançou as redes nove vezes e sofreu apenas um gol.
No Maranhão, estado que receberá o jogo, foram três disputas entre as equipes: três triunfos do São Paulo. O último embate entre os times em solo maranhense foi no dia 18 de novembro de 1976, quando o Tricolor bateu o adversário por 2 a 0 pelo Torneio Nunes Freire – e mais tarde ficou com o título da competição.
Com o time profissional, o São Paulo não atua no Maranhão desde 1998, quando ficou no empate sem gols com o Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil. No geral, independentemente do rival, o time são-paulino disputou 10 jogos no estado: seis vitórias, três empates e uma derrota (para o Santos, em torneio amistoso).
Já com as categorias de base, o Tricolor esteve bem representado recentemente: contra o Sampaio Corrêa, os paulistas iniciaram a campanha vitoriosa na Copa do Brasil Sub-20 deste ano e derrotaram os maranhenses por 3 a 1 – eliminando a partida de volta.
A Copa do Brasil de 2017 será disputada entre os dias 8 de fevereiro a 12 de outubro, com novidades. Somadas as oito fases do torneio, a competição terá 91 clubes participantes e 120 partidas serão realizadas. As duas primeiras fases serão disputadas em jogo único, com renda dividida em 60% para o classificado e 40% para o eliminado, e a entrada dos campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro da Série B nas oitavas de final, junto com os sete participantes da Libertadores da América.
A primeira fase, com 80 clubes – sendo 70 oriundos das competições estaduais e dez pelo Ranking de Clubes da CBF – será disputada em apenas uma partida eliminatória. Em cada confronto os times melhores ranqueados visitam os de pior ranking, com vantagem do empate para os visitantes. A segunda fase será disputada no mesmo formato. Somente a partir da terceira fase, com 20 equipes, entrará o critério do gol qualificado com partidas de ida e volta.