Gazeta Esportiva
O São Paulo enfrentará nesta quinta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), o Moto Club, no Estádio Castelão, pela primeira fase da Copa do Brasil, que será disputada em jogo único. Visitante, o Tricolor avança no torneio nacional se empatar em São Luís. Portanto, basta manter o retrospecto positivo diante dos maranhenses.
O embate pela Copa do Brasil é o primeiro entre os clubes em 38 anos. A última vez em que se enfrentaram foi no dia 14 de maio de 1978, no Morumbi, onde o São Paulo venceu por 2 a 0. No total, são quatro confrontos, com 100% de aproveitamento para o Tricolor, que marcou nove gols e sofreu apenas um do Rubro-Negro.
Local onde acontecerá o jogo desta noite, a cidade de São Luís foi o palco que mais recebeu o confronto, com três partidas, todas vencidas pela agremiação paulista. O último duelo entre as equipes na capital maranhense ocorreu no dia 18 de novembro de 1976, quando o Tricolor derrotou o Moto Club por 2 a 0, pelo Torneio Nunes Freire, do qual seria campeão mais tarde.
O time profissional do São Paulo não joga em solo maranhense desde 1998. Naquele ano, empatou sem gols com o Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil. No total, o clube do Morumbi disputou 10 jogos no estado, contabilizando seis vitórias, três empates e uma derrota (para o Santos, em competição amistosa).
Titular do ataque são-paulino, Andres Chavez relembra a eliminação para o Juventude na última temporada para que o Tricolor não repita os erros do passado. Na ocasião, o time gaúcho disputava a Série C do Campeonato Brasileiro, divisão em que se encontra o Moto Club em 2017.
“Esse é um jogo diferente, como foi ano passado contra o Juventude. Não podemos dar vantagem por ser um time menor. Temos que entrar com mentalidade positiva e ganhadora. Esperamos chegar bem e estar à altura de um time que vai tentar jogar tudo, mas somos grandes e precisamos bloquear isso e ganhar a partida”, avaliou o camisa 9.