Veja como a seleção dos EUA ajudou a pré-temporada de Ceni no São Paulo

549

GloboEsporte.com – Alexandre Lozetti

Rogério Ceni São Paulo Bradenton (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Em Bradenton, nos EUA, bonecos também foram utilizados (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Os campos do CT da Barra Funda e do IMG Academy, nos Estados Unidos, foram decorados durante a pré-temporada do São Paulo. Nos palcos da preparação, jogadores dividiram o gramado com estacas, cones de tamanhos variados, golzinhos que de longe parecem até de brinquedo e “manequins”, ou como cada um queira chamar os bonecos amarelos que ajudaram Rogério Ceni a preparar a equipe para o Paulistão.

Não que seja inédito, mas os equipamentos, segundo relatos de pessoas que trabalham no local, jamais foram tão utilizados por outro técnico. Muitos deles são herança da seleção dos Estados Unidos, que treinou no CT do São Paulo durante a Copa do Mundo de 2014.

Na ocasião, clube e federação norte-americana estreitaram relações. Um quadro com mensagens de incentivo dos jogadores da seleção para os do São Paulo também ficou de presente, bem como os jogadores amarelos que, nos treinos, já formaram até linha de zaga.

Publicidade

Numa das atividades, em campo reduzido, como quase sempre, Ceni colocou dois desses bonecos lado a lado. Eram dois times, cada um com três jogadores de defesa e três de ataque, e obrigatoriamente a transição do setor defensivo para o ofensivo tinha que ser afunilada, feita no meio desses dois manequins, o que dificultava, limitava o espaço dos jogadores.

O técnico explicou depois que era um treino para os centroavantes Chavez e Gilberto. Cada um num time, eles tinham que receber no mano a mano com a defesa adversária e conseguir o giro, o drible e a finalização. Era um exercício de movimentos que eles terão de fazer na partida.

Em outros tipos de treinos, os manequins – três amarelos e um azul – formaram uma linha como se fossem quatro defensores. A atividade serviu para aprimorar o posicionamento e a movimentação do time diante dessa estrutura. Em treinos de finalizações ou bolas paradas, os bonecos são referências de onde partem ou para onde devem correr os jogadores.

O desafio imposto por Rogério Ceni e sua comissão técnica, especialmente o auxiliar inglês Michael Beale, de não repetir nenhum treino, estimulou a criatividade e o uso desses equipamentos. Os jogadores rasgaram elogios durante a pré-temporada.

Treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Bonecos e minitraves aparecem por todos os lados em treino do São Paulo nos EUA (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

– Estou muito feliz com os jogadores que tenho, com a aceitação e a dedicação muito bacana nos treinos. Sou fã incondicional dos caras com quem trabalho, gosto muito de como se entregam em campo, por isso confio na capacidade de cada um deles, e no que podem fazer.

Outro hábito dos treinos é dividir os jogadores em grupos. Rogério Ceni comandava um, Beale, com a ajuda do supervisor de futebol e intérprete momentâneo Chales Hembert, outro, e Pintado também participava. Golzinhos para um lado com treinos de mano a mano, estacas de outro para que os meio-campistas achassem espaço entre elas.

A pré-temporada do São Paulo acaba neste sábado. Com ajuda dos EUA e sem qualquer rotina.

Veja as informações da estreia do São Paulo no Paulistão:

Próximo adversário: Audax
Local: Arena Barueri, em Barueri
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Escalação provável: Sidão; Bruno, Maicon, Douglas e Buffarini; Rodrigo Caio; Thiago Mendes, Cueva, Luiz Araújo e Wellington Nem; Chavez.
Arbitragem: Vinicius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Milton Leite e Luiz Ademar)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 16h