Ídolo do Manchester City, marfinense brinca: “Talvez eu mude meu passaporte”
Por Ivan Raupp – GloboEsporte.Com
Muita gente pode pensar que não, mas o futebol brasileiro, não só em termos da nossa Seleção, continua sendo bastante conhecido em todas as partes do mundo. Inclusive no futebol europeu, que conta com as principais ligas e os melhores jogadores. Vez ou outra vemos alguns dos grandes atletas da atualidade mostrarem que sabem bastante sobre o que acontece no Brasil.
A estrela da vez é o marfinense Yayá Touré, meio-campista do Manchester City e um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos. O GloboEsporte.com teve a chance de conversar, ainda que de forma breve, com Touré na zona mista do estádio do City após a vitória por 5 a 3 sobre o Monaco, pela Liga dos Campeões. A seguir, confira o diálogo completo, onde ele conta que vê o Brasileirão e adora o São Paulo (assista ao vídeo no topo desta matéria).
GloboEsporte.com: Não sei se sabe, mas você é popular no Brasil. Sabia disso?
Yaya Touré: Sim, eu sei. Não, não sabia, estou brincando. É legal, porque tenho muitos amigos. Estive no Brasil e pude jogar futebol por lá. A Copa do Mundo foi algo especial.
O que você sabe sobre o futebol brasileiro e os clubes brasileiros, por exemplo?
Claro, sei bastante. Assisto a muitos jogos do São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, são muito nomes. Antes de o Gabriel Jesus chegar eu o vi jogar, infelizmente ele não jogou hoje. O Fernandinho jogou no Brasil por um tempo, o Neymar… Sei muitos nomes. Para mim, o Brasil tem um tipo de jogador muito especial.
Gosta de algum clube brasileiro em especial?
Eu adoro o São Paulo.
Por quê?
Porque é um bom time, sempre tem um futebol atraente, jogadores brilhantes. Claro que o Fernandinho jogava no Flamengo… Mas eu gosto mais do São Paulo.
Na verdade o Fernandinho não jogou no Flamengo. Ele jogava no Atlético Paranaense.
Ah, sim! Tinha esquecido disso. Engano meu.
As cores são similares.
Fernandinho jogou lá (no Atlético-PR) antes de chegar ao Shakhtar. Mas isso tem muitos anos. É que eu assisto ao Campeonato Brasileiro há bastante tempo.
Quais foram suas primeiras impressões sobre o Gabriel Jesus? O que acha dele?
E o que você acha dele? Ele está indo muito bem. É um jogador fantástico. Infelizmente está fora agora, estava um pouco triste no vestiário, mas jogamos por ele. Eu disse a ele que tem tempo, ele é jovem ainda e dentro de algumas semanas vai estar de volta.
E você gostaria de ser brasileiro?
Jogar com Neymar, com Philippe Coutinho… Eu quero jogar com eles, mas… Ah, talvez eu mude meu passaporte. Vamos ver.
Fica muito claro que o Yaya é um profundo conhecedor do futebol mundial.