Zebras a postos, jogo único e novas regras: rola a bola para Copa do Brasil

236

Competição que começa hoje tem final em outubro, manutenção do peso maior no gol fora de casa a partir da terceira fase e entrada dos clubes da Libertadores nas oitavas

Por GloboEsporte.com

Conhecida por proporcionar às equipes de menor expressão do futebol brasileiro a oportunidade de derrubar gigantes, a Copa do Brasil dá o pontapé inicial com 80 clubes e uma novidade no regulamento que promete ainda mais emoção. Mantendo o formato do ‘mata-mata’, a competição chega com a decisão em jogo único nas duas primeiras fases, obrigando equipes tradicionais a definirem a classificação fora de casa.

Corinthians, Sport, Ponte Preta e Vitória serão os primeiros representantes da atual Série A a enfrentarem o desafio. Com melhores posições no ranking nacional de clubes da CBF, começam, por regulamento, na posição de visitantes. Na fase inicial, jogam por um empate para avançar. A equipe de Fábio Carille, por exemplo, vai a Poços de Caldas enfrentar a Caldense, no Ronaldão, às 21h45 (de Brasília), com a pressão de segurar o time mandante para ficar com a vaga.

troféu taça copa do Brasil (Foto: Editoria de Arte)Quem vai levar a de 2017? (Foto: Editoria de Arte)

PÊNALTIS, GOL QUALIFICADO, DECISÃO ANTECIPADA …

Publicidade

Além da novidade do jogo único, outra mudança merece destaque para 2017. A competição começa em fevereiro, mas, diferentemente das últimas edições, não termina no fim do ano. A decisão da Copa do Brasil está marcada para o dia 12 de outubro, quase dois meses antes da data da final de 2016, quando o Grêmio ficou com o título após empatar com o Atlético-MG no dia 7 de dezembro.

Grêmio x Cruzeiro Arena do Grêmio Renato Gaúcho Carol Portaluppi Festa grÊmio (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Renato comemorou título da Copa do Brasil 2016, na Arena do Grêmio (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

A vantagem de empate dos visitantes só vale para a primeira fase. Na segunda, a igualdade no marcador leva a disputa da vaga para as penalidades. A partir da terceira fase, volta a aparecer o já tradicional critério do peso maior para o gol marcado fora de casa, que só deixa de ser qualificado na final.

As oitavas marcam a entrada das equipes que disputam a Libertadores da América. Além das cinco equipes classificadas a partir da Copa do Brasil, Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Atlético-PR e Chapecoense ingressam na competição. Santa Cruz (campeão da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Atlético-GO (campeão da Série B) completam os 16 clubes.

Confira o sistema de disputa da Copa do Brasil 2017:

Primeira Fase: 80 clubes – empate classifica o visitante – melhor posição no ranking da CBF.

Segunda Fase: 40 clubes – empate leva decisão para os pênaltis.

Terceira Fase: 20 clubes – dois jogos; empate em saldo e número de gols marcados fora de casa leva decisão para os pênaltis.

Quarta Fase: 10 clubes – dois jogos; empate em saldo e número de gols marcados fora de casa leva decisão para os pênaltis.

Oitavas: 5 clubes (da Quarta Fase) + 8 representantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Atlético-PR e Chapecoense) + Campeão da Copa do Nordeste 2016 (Santa Cruz) + Campeão da Copa Verde 2016 (Paysandu) + Campeão da Série B 2016 (Atlético-GO) – dois jogos; empate em saldo e número de gols marcados fora de casa leva decisão para os pênaltis.

Quartas e Semifinais – dois jogos; empate em saldo e número de gols marcados fora de casa leva decisão para os pênaltis.

Final – dois jogos; não existe peso maior no gol fora de casa; empate no saldo leva decisão para os pênaltis.

JOGOS DESTA QUARTA

Rei Pelé – 22h30: CSA x Sport
Douradão – 21h30: Sete de Dourados x River-PI
Resendão – 21h30: Gurupi x Londrina
Colosso dos Tapajós – 21h30: São Francisco-PA x Botafogo-PB
Arena da Floresta – 23h30: Atlético-AC x América-MG
José Gomes – 17h: Murici x Juventude
Lindolfo Monteiro – 21h30: Altos x CRB
Ronaldão – 21h45: Caldense x Corinthians
Aluízio Ferreira – 21h30: Rondoniense x Cuiabá
Amigão – 19h30: Campinense x Ponte Preta
Vila Olímpica – 21h30: São Raimundo-RR x Boa Esporte
Serra do Lago – 19h30: Luziânia x Vitória
Lomanto Júnior – 19h15: Vitória da Conquista x Coritiba
Fonte Luminosa – 20h30: Ferroviária x ASA
Walter Ribeiro – 20h30: São Bento x Paraná
Ubirajara Medeiros – 20h30: PSTC x Ypiranga-RS
Prefeito José Liberatti – 20h30: Audax-SP x América-RN