Por uma semana, Mano Menezes “bateu na trave” de ser do São Paulo em 2016

783

Diretoria chegou a conversar com atual técnico do Cruzeiro, que se antecipou, demitiu português e impediu que Mano fosse o substituto de Edgardo Bauza em julho do ano passado

Resultado de imagen para mano menezes

Uma semana afastou a grande possibilidade de Mano Menezes ser técnico do São Paulo no ano passado. Hoje ele está no Cruzeiro, rival desta quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Tudo aconteceu em julho…

Publicidade

No dia 21 daquele mês, o então treinador tricolor Edgardo Bauza avisou à diretoria que viajaria para uma reunião com o comando da AFA (Associação de Futebol Argentino). Era, basicamente, uma entrevista de emprego. O Patón era um dos candidatos a assumir a seleção de seu país, diante da dificuldade dos dirigentes em contratar nomes de maior peso.

O departamento de futebol do São Paulo não queria a saída de Bauza, por entender que interromper o trabalho do técnico, que, apesar de atuações ruins e um número excessivo de derrotas, havia chegado à semifinal da Libertadores, não teria um bom efeito no Campeonato Brasileiro.

O dilema, então, era: se adiantar à decisão da AFA e contratar um novo treinador ou apostar no insucesso da negociação da federação com Bauza, e na sua consequente permanência?

O Tricolor tentou se preparar para os dois cenários e fez contato inicial com alguns possíveis substitutos. Um deles foi Mano Menezes, que no início de junho havia deixado o Shandong Luneng, da China.

Mano era o preferido de uma ala da diretoria, embora encontrasse forte rejeição em outros focos no Morumbi, por conta de sua ligação com o Corinthians (foram duas passagens) e por um histórico de declarações mal recebidas no São Paulo, em torno da rivalidade dos clubes.

Mas o então diretor executivo Gustavo Vieira de Oliveira chegou a convencer alguns companheiros de que Mano era o mais competente e conseguiria entregar atributos que o time precisava naquele momento: equilíbrio, compactação, entre outros. O São Paulo havia perdido seus principais jogadores, Ganso e Calleri, e chegou a correr risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Só que no dia 25 de julho, o Cruzeiro demitiu o português Paulo Bento, de resultados ruins, e abriu a porta para o retorno de Mano, que, em dezembro de 2015, havia abandonado o clube depois de apenas três meses de trabalho por conta da milionária proposta dos chineses.

Isso criou uma espécie de “dívida” e tornou a negociação da volta muito rápida. No dia 26, um dia depois, já havia o acerto entre Mano e o Cruzeiro. Na época, dirigentes do São Paulo ficaram com a impressão de que Paulo Bento só foi demitido porque a diretoria da Raposa percebeu o movimento da iminente saída de Bauza e da provável ida de Mano ao Morumbi. Foi uma antecipação de movimento para garantir o substituto que era desejado.

No São Paulo, até hoje, dizem que Mano “bateu na trave”, pois o contato inicial foi positivo.

No dia 1º de agosto, Bauza acabou oficializando sua ida para a seleção argentina, e duas semanas depois o Tricolor anunciou Ricardo Gomes para o seu lugar. No fim de novembro, ele deixaria o clube para a chegada de Rogério Ceni.

Outro entendimento comum no São Paulo é que seria mais difícil trocar Mano por Ceni. De uma certa forma, o “desacerto” de julho de 2016 colaborou para que hoje o ídolo estivesse à frente da equipe.

Veja mais informações sobre o jogo do São Paulo contra o Cruzeiro:

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 21h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Renan Ribeiro, Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio (Lucão) e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Pratto
Desfalques: Sidão (lombalgia), Bruno (entorse no tornozelo esquerdo), Cueva, Lucas Fernandes e Edimar (estiramento na coxa esquerda)
Ingressos: clique aqui para saber valores e como comprar
Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa-RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins (ambos do RS)
Transmissão: Fox Sports
Tempo Real: no GloboEsporte.com, a partir das 20h30