Tricolor disputou grandes jogos com o time de Campinas, que será o próximo adversário no Brasileiro
Michael Serra e Érico Leonan – Site Oficial
No próximo final de semana, em Campinas, o Tricolor visitará a Ponte Preta pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. E antes de a bola rolar no Estádio Moisés Lucarelli, o site oficial do clube recorda abaixo duelos marcantes entre os clubes que já ficaram frente a frente 141 vezes: 74 vitórias do São Paulo, 42 empates e 25 derrotas (248 gols marcados e 135 sofridos).
1957
Em 1957, duas goleadas marcaram o confronto com os pontepretanos e foram especiais para o Tricolor. Na campanha vitoriosa do Campeonato Paulista daquele ano, o último antes de uma fila que durou até 1970 devido à construção do Morumbi, o São Paulo bateu a equipe do interior por 5 a 0 e 6 a 2 durante o estadual.
Os duelos mostraram o faro de gol de Gino Orlando, terceiro maior artilheiro do clube, com 233 gols, que balançou as redes seis vezes nos dois embates. O goleador, aliás, tinha bom retrospecto diante do adversário: fez 15 gols em 14 jogos, e nunca foi derrotado.
1981
O São Paulo conquistou o Campeonato Paulista de 1981 ao derrotar a Ponte Preta na decisão. Na partida de ida, empate por 1 a 1. No duelo de volta, no Morumbi, com gols de Renato e Serginho Chulapa, o Tricolor venceu por 2 a 0 e ergueu a taça da competição estadual.
1986
A maior goleada na história do confronto entre são-paulinos e pontepretanos foi durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 1986, que mais tarde seria conquistado pelo Tricolor. Com gols de Careca, (2), Pita, Silas (2) e Bernardo, o São Paulo venceu por 6 a 1 e mostrou a sua força para brigar pelo troféu do torneio nacional. Na decisão, o clube enfrentou o maior rival da Ponte Preta: o Guarani.
1992
Pouco antes de seguir para o Japão e disputar o Mundial, em 1992, o Tricolor goleou a Ponte Preta com um show de Raí pelo Campeonato Paulista – conquistado pelo clube. Inspirado, o eterno camisa 10 balançou as redes três vezes e comandou a vitória são-paulina por 4 a 2 – Válber anotou o quarto gol.
1999
Nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1999, o Tricolor ficou frente a frente com a equipe de Campinas em busca de uma vaga na semifinal. No primeiro confronto, com atuação de gala de Marcelinho Paraíba, o São Paulo venceu por 3 a 2 com três gols do meia-atacante. Depois, no Estádio Moisés Lucarelli, o adversário levou a melhor e bateu o time são-paulino por 2 a 1. Então, no decisivo embate no Morumbi, os anfitriões venceram por 3 a 2 após estar sempre atrás no placar. Raí (pênalti), Wilson e Edmílson (cabeça) marcaram os gols da classificação.
2017
O último encontro entre as equipes foi no Campeonato Paulista deste ano. Com a pontaria calibrada, Gilberto – artilheiro do estadual – infernizou a zaga rival e anotou três gols na goleada tricolor por 5 a 2 – Cueva e Thiago Mendes completaram o placar.
Macaca “fregueis de cardeneta”…kkk