Agora, sim: recuperado fisicamente, Cueva tem missão de comandar São Paulo em decisão

639

Após sofrer lesão muscular na coxa esquerda pela seleção do Peru, peruano não teve bom rendimento nos três jogos seguintes

Cueva é o homem de criação do setor ofensivo do São Paulo. Todas as jogadas passam pelos seus pés. Na temporada, já deu quatro assistências e é o segundo maior garçom da equipe (atrás apenas de Luiz Araújo, que tem cinco passes para gols).

Mas o torcedor do São Paulo está com saudade de uma grande atuação do meia, que tem presença garantida na partida desta quinta-feira, contra o Defensa y Justicia, no Morumbi, às 21h45, pela Copa Sul-Americana.

O último momento de destaque foi há praticamente dois meses. Foi no dia 15 de março, no empate por 1 a 1 com o ABC, em Natal, pela Copa do Brasil. No jogo seguinte, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista, ele balançou novamente as redes adversárias. Na sequência, o atleta viajou para defender a seleção peruana e sofreu uma lesão na coxa que o deixou parado por 17 dias. E sua ausência fez a equipe do Morumbi perder o rumo.

Publicidade

Cueva está 100% fisicamente para ajudar o São Paulo a se classificar na Sul-Americana (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Cueva está 100% fisicamente para ajudar o São Paulo a se classificar na Sul-Americana (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

O prazo de recuperação estimado para o retorno era de três semanas. Mas a derrota no jogo de ida para o Cruzeiro para a Copa do Brasil, no Morumbi, e o fato da equipe ter na sequência o confronto diante do Corinthians, pelo Paulista, também em casa, fizeram a comissão técnica apressar a volta do peruano.

Nos dias 10 e 11 de abril, ele trabalhou com os fisioterapeutas no gramado. No dia 12, passou para a preparação física. No dia 14, trabalhou com bola com os companheiros pela primeira vez. No dia seguinte, treinou novamente e foi relacionado para o Majestoso.

Mas o rendimento não foi bom. Sem estar bem preparado fisicamente, Cueva sentiu a falta de ritmo de jogo e não foi nem sombra do jogador que já brilhou em vários momentos na temporada. Nos jogos seguintes, contra Cruzeiro e novamente contra o Corinthians, ele também não foi bem. Tanto que acabou substituído por Thomaz nos dois.

Agora, a situação é diferente. Cueva teve 13 dias de treinos para aprimorar sua forma física. O técnico Rogério Ceni havia dito em uma de suas coletivas que vários atletas fariam um trabalho diferenciado porque estavam abaixo dos companheiros. O camisa 10 agora está voando e pronto para ajudar o São Paulo a conseguir a classificação na Copa Sul-Americana.

O peruano, que recentemente renovou seu contrato, já deixou claro que no futuro pensa em retornar para o futebol europeu. Mas isso só acontecerá após conquistar um título pela equipe do Morumbi.

– Quem me contratou foi um clube grande, o São Paulo, que confia no meu potencial e no do grupo. Como retribuir? Ganhar um título é a melhor maneira. Eu me apaixonei pelo São Paulo, porque me sinto em casa. Dou meu melhor como dou pela minha família e quero dar o melhor por essa família que é o São Paulo – afirmou.

O posicionamento de Cueva contra os argentinos, nesta quinta-feira, é um mistério. Ele pode jogar mais recuado, como meia-armador, ou aberto pelo lado esquerdo do ataque.

Veja as informações da partida contra o Defensa y Justicia:

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Escalação provável do São Paulo: Renan Ribeiro; Bruno, Lucão, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Neilton (Thomaz, Luiz Araújo ou Gilberto), Lucas Pratto e Cueva
Desfalques do São Paulo: Wellington Nem, Wesley e Morato (machucados), Maicon e Buffarini (suspensos), Araruna (aprimora a forma física após se recuperar de lesão muscular na coxa esquerda), Sidão e Marcinho (não está inscrito na competição)
Não relacionados: Lugano, Chavez, Breno, Wellington, Shaylon, Lucas Fernandes e Lucas Perri (opção da comissão técnica)
Escalação provável da Defensa y Justicia: Arias; Silva, Bareiro e Barboza; Delgado, Rivero, Gutierrez, Miranda e Castellani; Bouzat e Stefanelli
Desfalques do Defensa y Justicia: nenhum
Arbitragem: Ulises Mereles, auxiliado por Roberto Cañete e Dario Gaona, todos do Paraguai
Ingressos: 5 mil vendidos antecipadamente. Saiba mais aqui.
Transmissão: Fox Sports
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 20h45

1 COMENTÁRIO