Dos cinco confrontos com mais presença de torcedores em 2017, o Majestoso está em três, incluindo os dois maiores. Gre-Nal e Cruzeiro x Atlético-MG também se destacam; Fla-Flu é apenas o 10º
Faltando pouco mais de uma semana para o Brasileirão, muitos torcedores estão na expectativa para o início do principal campeonato do futebol nacional. No entanto, não dá para menosprezar a tradição dos estaduais, que movimentam as torcidas de norte a sul do Brasil nos primeiros meses do ano, estimulando a rivalidade local sobretudo através dos clássicos.
Aproveitando que a maioria destas competições conhecerá os seus campeões no próximo domingo, o GloboEsporte.com fez um levantamento com base na presença de público pagante nos estádios dos 60 clubes das Séries A, B e C para saber os confrontos regionais que mais têm atraído torcedores.
No topo da lista aparece o Majestoso, ocupando as duas primeiras colocações. Na liderança está o duelo entre São Paulo e Corinthians, disputado no dia 26 de março, pela penúltima rodada da fase de classificação do Paulista, e que terminou empatado por 1 a 1. Na ocasião, 51.869 torcedores foram ao Morumbi, registrando o quarto maior público do futebol brasileiro em 2017 envolvendo todas as competições. Tais marcas – maior público em clássicos estaduais e do futebol brasileiro como um todo – podem ser batidas no segundo jogo da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pois mais de 50 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente.
Na sequência aparece o triunfo do Timão sobre o Tricolor Paulista no mesmo estádio por 2 a 0, presenciado por 45.366 pagantes, na partida de ida da semifinal do estadual. Não é a toa que na média de pagantes nos jogos como mandante, o Tricolor Paulista esteja na frente. Os dois clubes rivais ainda foram responsáveis pela quarta melhor presença de torcedores (43.008) no jogo de volta – empate por 1 a 1 na Arena Corinthians – que garantiu os corintianos na decisão.
Mesmo não se enfrentando na final do Gaúcho, o único Gre-Nal disputado até agora em 2017 ocupa a terceira posição entre os clássicos estaduais com maior público. No total, 43.032 torcedores pagaram ingresso para acompanharem o empate por 2 a 2, na casa do Grêmio, pela sexta rodada da fase de classificação. Fechando o Top 5 aparece o confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG (39.811), na estreia das duas equipes na Primeira Liga deste ano – vitória da Raposa por 1 a 0, no Mineirão. O empate entre os rivais por 0 a 0 no primeiro jogo da final do estadual vem logo atrás em sexto lugar (38.722), enquanto o triunfo celeste por 2 a 1 ainda na primeira fase do Mineiro está em nono (35.390).
Se por um lado, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão na relação dos cinco clássicos com mais presença de público, por outro o Rio de Janeiro deixa muito a desejar. Os cariocas aparecem só na 10ª posição, com o Fla x Flu que terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0 diante de 34.926 espectadores, no primeiro jogo da decisão. Lembrando que o Flamengo tem os três maiores públicos do futebol brasileiro na atual temporada, nas vitórias sobre Universidad Católica (54.555) San Lorenzo (54.052) e Atlético-PR (53.389), respectivamente.
Outras duas partidas válidas pela fase de classificação do Paulista estão no ranking dos 10 clássicos estaduais com melhor público: Corinthians 1 x 0 Santos (36.111) e Palmeiras 3 x 0 São Paulo (36.090), respectivamente na sétima e oitava colocações. Chama a atenção o fato de confrontos históricos de grande rivalidade e presença de torcedores nos estádios como Flamengo x Vasco, conhecido como Clássico dos Milhões, e Corinthians e Palmeiras, não estarem nem entre os 30 maiores.