O zagueiro Douglas deve ganhar nova oportunidade no São Paulo na partida desta quarta-feira, contra o Atlético-PR, às 21h45, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Vários fatores contribuem para a possível chance do jogador de 27 anos.
Lucão, que vinha atuando como titular no esquema com três zagueiros, foi colocado na geladeira pela diretoria, depois do que falou na saída de campo na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no último domingo. Rodrigo Caio, com dores na coxa esquerda, tem remotas chances de se recuperar a tempo de estar em campo no Paraná. Além disso, não é possível assegurar a presença de Maicon, pois o defensor tem negociação bem encaminhada com o Galatasaray, da Turquia.
O técnico Rogério Ceni terá apenas o treino desta terça para comandar uma atividade tática e preparar o time que encara os paranaenses. Se Rodrigo Caio realmente for vetado e Maicon não estiver à disposição, o esquema com três zagueiros só poderá ser mantido caso o treinador escale Lugano. O problema é que o gramado sintético da Arena da Baixada pesa contra o uruguaio, pois a bola fica mais rápida e ele não acompanha o ritmo. Uma outra alternativa seria escalar dois beques.
Contratado no ano passado, Douglas disputou seis jogos oficiais em 2017. Com ele em campo, o São Paulo conquistou duas vitórias (4 a 1 no Santo André, e 1 a 0 no São Bernardo), empatou uma vez (1 a 1 com o Ituano) e sofreu três derrotas (4 a 2 para o Audax, 3 a 0 para o Palmeiras e 3 a 2 para o Corinthians). O atleta possui vínculo com a equipe do Morumbi até julho de 2018.
A zaga do São Paulo é o setor mais propenso a sofrer transformações para a sequência da temporada. Como se não bastassem as situações já mencionadas de Lucão e Maicon, Lugano recebeu proposta da diretoria para renovar até o fim do ano. Sem contar que Rodrigo Caio é um dos atletas mais valorizados do elenco, embora não tenha recebido nenhuma proposta até o momento.
Diante do cenário, a diretoria analisa o mercado. Duas peças da posição interessam: Arboleda, zagueiro da Universidad Católica do Equador, e Aderlan Santos, brasileiro que atua no Valencia, da Espanha.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/com-muitos-problemas-na-zaga-do-sao-paulo-douglas-deve-enfrentar-o-furacao.ghtml