FAQs do Lugano: o que você precisa saber sobre o futuro do uruguaio no São Paulo

879

Diego Lugano tem mais 15 dias de contrato com o São Paulo. E ninguém é capaz de apontar qual será o futuro do uruguaio. Idolatrado pela torcida, que defende a renovação do vínculo até o final do ano, o atleta divide opiniões na diretoria. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, não tomou uma decisão sobre o assunto.

Diante da manifestação pública de Rogério Ceni, favorável à permanência até o fim do ano, ele iria se reunir com comissão técnica e departamento de futebol para saber quais os planos do treinador, pois o zagueiro não tem sido utilizado. Internamente, a versão da diretoria é de que o comandante não colocaria obstáculos em caso de saída por não se tratar de um jogador titular.

Publicidade

Para ajudar os são-paulinos a entenderem a situação, o GloboEsporte.com preparou um FAQ, as perguntas mais frequentes (a sigla vem do inglês, Frequently Asked Questions) sobre a novela que se transformou a permanência ou não do camisa 5 na equipe do Morumbi.

Lugano vive período de incerteza na reta final do seu contrato com o São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Lugano vive período de incerteza na reta final do seu contrato com o São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Quando termina o contrato de Diego Lugano com o São Paulo?
O vínculo do zagueiro tem validade até o dia 30 de junho de 2017.

O que falta para o zagueiro acertar a renovação?
É preciso que o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva se convença de que a permanência do atleta é importante. Embora reconheça a história do zagueiro, o dirigente questiona se vale a pena manter um atleta que disputou oito das 33 partidas na temporada.

Além disso, o perfil contestador do uruguaio, que reivindica melhorias para o grupo, incomoda alguns diretores. No entanto, Leco não vai entrar em conflito com a comissão técnica. Se a avaliação for de que a permanência é indispensável, Lugano ficará. Há quem diga que o presidente, antes contrário a renovação, estaria mudando de opinião aos poucos.

Existe consenso na diretoria sobre essa questão?
É esse o ponto principal: não. Existem os que defendem a permanência e aqueles que são contrários. Os que são a favor citam a importância do atleta no aspecto liderança perante o grupo, mesmo que ele jogue pouco. Os que são contra questionam o custo-benefício do atleta e o perfil reivindicador, visto como uma espécie de “sindicalista” por brigar pelos direitos do grupo e confrontar superiores. Em alguns momentos, a avaliação é de que ele teria passado do ponto.

Como está o técnico Rogério Ceni nesta questão?
Até a semana passada, o treinador se mantinha neutro nesta questão. Mas, após a partida contra o Vitória, quando o Tricolor fez 2 a 0, ele defendeu a permanência do atleta até o final do ano. E ainda disse que ele merecia uma festa de despedida. Tal atitude pegou a diretoria são-paulina de surpresa já que, em nenhuma conversa anterior, o técnico havia manifestado tal vontade. Por isso, uma nova reunião seria feita entre diretoria e comissão para alinhar qual é o pensamento. Nos últimos jogos, o treinador usou todos os zagueiros à disposição, menos o uruguaio.

Apesar de não jogar, Lugano é um dos líderes do elenco do São Paulo (Foto: Marcos Riboli)

Apesar de não jogar, Lugano é um dos líderes do elenco do São Paulo (Foto: Marcos Riboli)

E os jogadores, o que falam sobre essa situação?
Na noite da última terça-feira, na concentração tricolor no Recife, um dia antes da partida contra o Sport, os jogadores se reuniram e o goleiro Sidão publicou um vídeo com todos gritando “renova Lugano”. Isso mostra o quanto o zagueiro é querido no elenco. Lyanco, vendido recentemente ao Torino, da Itália, também entrou na campanha e pediu a renovação nas redes sociais.

Especula-se que a diretoria tenha interesse em renovar desde que o atleta aceite uma redução salarial. Isso já foi proposto?
Não, Lugano até agora não foi procurado para ouvir uma proposta nesse sentido. Houve conversas preliminares com membros da direção, mas não sobre valores.

Como Lugano encara essa postura dos dirigentes?
Ele está chateado, pois não consegue programar sua vida. Seus filhos estão matriculados na escola e ele precisa saber o que fazer. A forma como o processo vem sendo conduzido não deixa o uruguaio contente, pela história construída ao longo dos anos no clube. Independentemente da decisão final a ser tomada, o desejo dele era, à essa altura, estar ciente sobre seu futuro.

Lugano vai aceitar uma renovação, caso a diretoria faça uma proposta agora?
Não há resposta para essa pergunta. O próprio zagueiro não saberia o que fazer, se isso acontecer.

Por que Rogério Ceni não usa o uruguaio com mais frequência?
O treinador tem escalado o time com três zagueiros, mas só vê Lugano em condições de atuar na sobra, função que hoje é ocupada por Maicon, que tem a preferência da comissão técnica. Para atuar aberto pelos lados, o comandante prefere zagueiros mais rápidos, por isso tem escalado Lucão e Rodrigo Caio. E quando o último foi convocado para a seleção brasileira, ele preferiu mandar a campo Éder Militão ou Douglas.

Mesmo chateado, como Lugano tem se comportado nos treinamentos?
De maneira exemplar. Não cria problemas e, no período em que o time acumulou derrotas em maio, se prontificou a dar entrevista coletiva para tirar o foco dos mais jovens. É por atitudes como essa que muitos defendem a permanência do jogador.

Se sair do São Paulo, Diego Lugano continuará jogando ou planeja se aposentar?
Continuará jogando. Ele só deixou claro que não será no futebol brasileiro. Por respeito a tudo que viveu no Tricolor, ele não jogaria em nenhuma outra equipe do país. O jogador se sente bem fisicamente e só vai se aposentar quando sentir ter esgotado todas as possibilidades. Ele é contrário à visão de que um atleta tem de parar de jogar no auge, pois depois o próprio jogador pode se “torturar” psicologicamente pensando que tinha mais lenha para queimar.

Como a torcida está no meio disso tudo?
Boa parte está irritada e chateada por considerar o tratamento dado ao ídolo um desrespeito. Nas redes sociais há manifestações de apoio a Lugano e cobranças ao presidente Leco.

Lugano critica a diretoria pela indefinição?
O uruguaio mantém postura neutra sobre o assunto. Ele tem evitado falar sobre a renovação nas entrevistas. Quando é questionado por torcedores se esquiva.

O que o estafe do defensor pensa sobre o assunto?
Assim como Lugano, queruma definição. O agente do jogador, Juan Figer, tem boa relação com Leco. Diante da demora por um ponto final no caso, há uma ideia de que o acordo pode não acontecer. Mas o martelo não está batido para nenhum lado.

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente depois de ter visto Rodrigo Caio, falhando e sendo um “gentleman” contra as Gayvotas ao invés de ser zagueiro, o que nos custou caro com eliminação. Assim como Maicon, fazendo só merda em campo, além de uma imensa má vontade, ver também o limitadíssimo Douglas, que nem sei o por que que foi contratado e o Lucão, que é um caso perdido pois sua ruindade supera todas as expectativas.
    Será mesmo que o Lugano, apesar da certa idade é tão inferior a esses caras ?. Não me recordo de nenhum jogo que ele jogou e comprometeu ou fez as burradas que citei acima dos outros nossos zagueiros. Não estou querendo dizer que ele deveria renovar e sim que ele não é inferior aos outros do nosso plantel.