Dinheiro, má fase e entrevista: veja as razões das mudanças na zaga do São Paulo

2157

Setor mais estável da equipe no início do ano, sem pedidos de reforços, defesa já perdeu quatro jogadores, teve duas contratações e uma promoção da base. E pode vir mais por aí…

Por Alexandre Lozetti, São Paulo – GloboEsporte.Com

Arboleda será parceiro de Rodrigo Caio na zaga do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

No começo de 2017, Rogério Ceni dizia que o único setor com o qual ele não se preocupava era a zaga. Os sete jogadores da posição no grupo o fizeram concentrar esforços em reforçar meio-campo e ataque. Isso aconteceu apenas em janeiro, mas tanta coisa mudou…

Daqueles sete zagueiros, Dorival Júnior, substituto do demitido Ceni, só tem três à disposição: Lugano (com contrato até dezembro), Douglas e Rodrigo Caio, que pode sair a qualquer momento, desde que o Zenit, da Rússia, concretize a intenção de pagar a multa rescisória, estipulada em R$ 66,8 milhões.

  • Zagueiros em janeiro: Rodrigo Caio, Maicon, Lugano, Lucão, Douglas, Breno e Lyanco
  • Zagueiros em julho: Rodrigo Caio, Lugano, Douglas, Éder Militão, Arboleda e Aderllan

Maicon, Breno e Lyanco saíram. Lucão não joga mais pelo clube, decisão tomada pela diretoria depois de um pedido do jogador para sair. E o elenco agora conta com Éder Militão, o equatoriano Arboleda e Aderllan, reforço anunciado na última terça-feira.

Publicidade

Nesta quinta-feira, diante do Atlético-GO, os titulares serão Arboleda e Rodrigo Caio, reedição da dupla da derrota por 3 a 2 para o Santos, no último domingo. Na penúltima colocação, com 11 pontos, o Tricolor não sai da zona do rebaixamento nesta rodada mesmo em caso de vitória.

Veja as razões da zaga são-paulina ter saído da estabilidade à reformulação:

DINHEIRO

Lyanco não disputou a pré-temporada com o São Paulo, já que estava na seleção brasileira que disputava o Sul-Americano sub-20. Isso o colocou no fim da fila de utilização na equipe. Ele disputou apenas um jogo com Rogério Ceni, na Copa do Brasil. Por isso, quando surgiu a proposta do Torino, da Itália, de 6 milhões de euros + 2 milhões condicionados a metas, a diretoria vendeu rapidamente.

DINHEIRO + MÁ FASE

Maicon deixou o São Paulo rumo ao Galatasaray (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Maicon deixou o São Paulo rumo ao Galatasaray (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

“God Of Zaga” em 2016, Maicon não era mais queridinho da torcida nem da diretoria tricolor. Com falhas seguidas em 2017, o zagueiro recebeu uma proposta de 7 milhões de euros do Galatasaray, e mais 1 milhão em possíveis bônus por metas. O presidente Leco considerou um “milagre” ter negociado um defensor de 28 anos por um valor maior do que havia sido pago um ano antes – o São Paulo havia pagado ao Porto 6 milhões de euros, além de 50% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo Inácio e do volante Luizão, dois jovens das categorias de base.

FALHAS + ENTREVISTA

Rogério Ceni deu sequência de jogos a Lucão, apesar de atuações irregulares, mas falhas cometidas na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, seguidas de entrevista considerada desastrosa pela diretoria, onde ele ironizou as vaias dizendo que logo iria embora, sepultaram seu futuro no clube. O zagueiro disse ao diretor de futebol Vinícius Pinotti que preferia sair, e, desde então, ele nem treina mais com os companheiros.

Lucão falhou contra o Galo e irritou diretoria em entrevista (Foto: Newton Menezes/Futura Press)

Lucão falhou contra o Galo e irritou diretoria em entrevista (Foto: Newton Menezes/Futura Press)

CONDIÇÃO FÍSICA

Com pouquíssimos jogos nos últimos anos de carreira, Breno não era titular no São Paulo e entrava em campo esporadicamente. Por isso, comissão técnica e diretoria entenderam que a melhor solução para colocá-lo novamente em ritmo de competição seria emprestá-lo. O zagueiro foi parar no Vasco e, no fim do ano, o Tricolor tem prioridade de oferecer o mesmo valor que qualquer outro clube para renovar seu contrato.

CONTRATO

Rodrigo Caio deixará o clube se o Zenit pagar a multa (Foto: Marcelo Prado)

Rodrigo Caio deixará o clube se o Zenit pagar a multa (Foto: Marcelo Prado)

Rodrigo Caio é o único jogador que o São Paulo não admite negociar. Por “negociar”, entenda-se sentar com dirigentes de outro clube para ouvir propostas. Acontece que a multa para tirá-lo do Morumbi é de 18 milhões de euros (R$ 66,8 milhões), e se alguém depositar esse valor na conta tricolor, não há o que fazer. O Zenit disse que o faria, mas até agora não fez. O São Paulo se irritou e cogita ir à Fifa para frear o assédio dos russos sobre o jogador: ou paga a multa ou o deixa em paz.

CATEGORIAS DE BASE

Rogério Ceni queria muito trabalhar com jovens, foi um de seus maiores prazeres enquanto técnico do São Paulo. Um dos pinçados por ele no CT de Cotia foi Éder Militão, em quem enxergou potencial para ser zagueiro e volante, funções exercidas pelo jogador na base. Ele está definitivamente no time principal.

Veja as informações para a partida contra o Atlético-GO

Local: Morumbi, em São Paulo

Data e horário: quinta-feira, 19h30 (de Brasília)

Escalação provável: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei e Petros; Wellington Nem, Cueva e Gómez; Lucas Pratto

Desfalques: Maicosuel (em recuperação física); Denis e Morato (lesionados)

Pendurados: Júnior Tavares, Cueva, Pratto, Lugano e Cícero

Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 18h30

Transmissão: Premiere e Premiere HD, com narração de Bachin Jr e comentários de Sérgio Xavier

20 COMENTÁRIOS

  1. Rogerio Ceni, o inglês, o francês, o pintado acabaram com o São Paulo.
    Foi o time que teve mais tempo para se preparar e agora chamam um técnico novo para assumir numa segunda, treinou terça e quarta, jogo na quinta.PQP
    Esnobaram Luxemburgo, o Sport está em quinto e nós na Z 4.
    Leco, se gosta tanto de Ceni, leva pra casa. Ele não permitiu Cavalieri e Jeferson e só pra torcida ter saudades dele escalou Denis; Renan só depois que Denis provou que não sabe nada.
    A renovação de Lugano, por metade do salário, é de doer. A multa de 5 milhões é de fuder.
    Aí tem coisa!

  2. Nem vou me estressar mais com esse time, próximo jogo vamos jogar contra a Chapecoense, time que vencemos apenas uma vez.
    E o pior o jogo é fora de casa, se em casa não conseguimos garantir 3 pontos imagine lá fora, revi os gols que tomamos e foram ridículos mas não acho que o Renan Ribeiro tenha falhado em nenhum, pra mim foi mais falha de Cueva, R. caio e Junior Tavares mas enfim o elenco é tão ruim com poucas exceções que fica difícil defender alguém.
    Que fase, que fase parece que está longe de acabar e o pior só piora, enquanto isso nossos rivais estão lá em cima e nós agonizando aqui em baixo valeu Leco.

  3. Bom espero que o Dorival tenha aprendido que Wellington Nem e Cueva, são no mínimo jogadores para compor o banco de reservas.
    Isso sendo o mais generoso possível, na boa parei com esse time mal terminei já levou o empate, merece cair mesmo time de merda.
    Depois falam para o torcedor ter paciência como ter paciência com uma porcaria dessa ?.

  4. Que fase, que fase sofrendo pra ganhar do lanterna em pleno Morumbi, fizemos um gol e já tomamos o empate.
    Desse jeito vamos ganhar de quem ?. Esse ano vai ser tenso, só por milagre mesmo porque tudo está conspirando para uma inédita série B.
    Mas vamos lá, em casa não pode nem pensar em empatar tem que vencer se não é rebaixamento certo.