Falta de pontaria faz São Paulo cair para o Z-4 do Brasileirão; veja os números

468

Em 11 partidas disputadas na competição, time comandado por Rogério Ceni marca apenas dez gols e tem quarto pior setor ofensivo; Grêmio, com 23, é o melhor, e Avaí, com cinco, o pior

Lucas Pratto passou em branco mais uma vez na partida contra o Flamengo (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

Dez gols marcados em 11 jogos. O fraco desempenho do ataque do São Paulo, o quarto pior do Brasileirão, levou a equipe para a zona de rebaixamento da competição após a derrota por 2 a 0 para o Flamengo. Empatado em pontos com o Bahia (11), o Tricolor foi parar no Z-4 por conta do critério de desempate “gols marcados”. O time baiano balançou as redes 13 vezes até aqui.

Nos critérios de desempate anteriores (número de vitórias e saldo de gols), Bahia e São Paulo estão empatados. Cada um tem três vitórias até agora e saldo negativo de um gol.

A queda do desempenho ofensivo do São Paulo é tão evidente que o time fez apenas quatro gols nos últimos seis jogos, período que o time está sem vencer no Brasileirão, com dois empates e quatro derrotas. Lucas Pratto, principal jogador do setor, não balança as redes adversárias desde o confronto diante do Vitória, no Morumbi, no dia 8 de junho.

Publicidade

Já o jejum enfrentado por Cueva, outra peça importantíssima, é muito maior: desde o dia 18 de março, no empate por 1 a 1 com o Ituano, ainda pelo Campeonato Paulista.

Contra o Flamengo, o ataque foi mal mais uma vez. Das dez finalizações (contra 15 do rival), apenas três foram na direção do gol. A equipe criou três chances claras de gol (contra oito do adversário) e levantou nove bolas na área rubro-negra (o oponente efetuou 13 cruzamentos).

Como base de comparação, se pegarmos os primeiros 11 jogos oficiais da equipe na temporada (sem contar os do torneio da Flórida), a queda chama muito a atenção: naquele período, os são-paulinos marcaram 29 gols, média de 2,63 por partida.

Questionado sobre o momento ruim da equipe, Rogério Ceni deixa claro que não existe muita alternativa a não ser trabalhar e buscar a recuperação.

– Tem que ganhar jogos, não tem jeito. Tem de seguir trabalhando, fazendo a equipe se tornar mais forte dentro de campo e também mentalmente. Não é bom frequentar em momento algum a zona de rebaixamento. Temos 27 rodadas pela frente e temos que buscar sair dessa situação. Enfrentei essa situação em 2013 como jogador e no ano passado como torcedor. É hora de unir forças – ressaltou o comandante são-paulino.

O São Paulo volta a campo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 19h, para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro.

2 COMENTÁRIOS