GloboEsporte.com – Marcelo Hazan
O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o diretor executivo de futebol do São Paulo, Vinicius Pinotti, foram questionados por conselheiros em uma reunião extraordinária, nesta segunda-feira, no Morumbi. Um dos ítens da pauta era “notícias do futebol”.
Leco e Pinotti participaram de uma espécie de sabatina. Os conselheiros se apresentavam e faziam perguntas ao diretor e ao presidente.
A saída de Rogério Ceni, ídolo demitido em julho, foi assunto na reunião. Questionado, Leco disse que chamou Pinotti para uma conversa, na qual falou sobre a intenção da demissão e perguntou se havia alguma argumentação contrária do diretor para convencê-lo da permanência. Diante da falta de argumentos, a decisão foi tomada.
Houve momentos de tensão e perguntas fora da área de Pinotti, como por exemplo o preço dos ingressos cobrados no Morumbi, com uma sugestão de aumento no valor.
Ao final de todas as respostas, o executivo de futebol foi aplaudido. Veja abaixo alguns dos temas abordados pelos conselheiros.
MULTA RESCISÓRIA DE DORIVAL
Pinotti revelou que há uma multa de três salários, em caso de demissão do técnico.
MAICOSUEL: ERRO DE AVALIAÇÃO MÉDICA E PEDIDO PARA NÃO RECEBER SALÁRIO
O dirigente confirmou que o atleta lhe procurou para não receber salários até que se recuperasse (ele foi relacionado para os dois últimos jogos do Tricolor). Pinotti também afirmou que o déficit muscular do jogador não foi identificado no momento da contratação. Quando o atleta partiu para a fase de fortalecimento muscular sentiu dores. Ao ser perguntado por um conselheiro sobre uma falha de avaliação, Pinotti citou uma “certa falha” e a contratação do coordenador científico Altamiro Bottino ex-Palmeiras para desenvolver novos processos.
MULTA NO CONTRATO DE ROGÉRIO CENI
Leco disse aos conselheiros ter colocado a multa de R$ 5 milhões no contrato de Rogério por um pedido do próprio ídolo, inseguro quanto a uma eventual vitória da oposição na eleição para presidente que ocorreria em abril. A mesma explicação foi dada em entrevista ao GloboEsporte.com. Depois, o presidente foi questionado sobre se não poderia mexer na cláusula após ter vencido o pleito, mas disse que não faria modificações no contrato.
CONTRATAÇÃO DE JONATAN GÓMEZ
Vinicius afirmou que o jogador foi referendado por Lucas Pratto e pelo departamento de análise de desempenho. Depois, durante a negociação com Dorival, ouviu do próprio treinador que se tratava de uma ótima contratação, pois o argentino havia atuado bem contra o Santos, seu antigo clube, na Taça Libertadores.
RESULTADO DO TRABALHO DE PINOTTI
O diretor executivo disse que a gestão busca gastar o dinheiro da melhor maneira, reduzir custos e colocar os profissionais nos lugares corretos. Ao ser perguntado sobre o que achava dos resultados do time, reconheceu que eram ruins, mas ponderou se a responsabilidade era exclusivamente dele (o dirigente está no novo cargo desde maio). Pinotti também respondeu positivamente ao ser questionado sobre se estava no caminho certo.
CÍCERO
Pinotti explicou que o São Paulo busca um novo clube para o jogador afastado e citou problemas de adminstração de grupo em relação ao meio-campista.
DEPARTAMENTO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO
Houve questionamentos sobre o trabalho do departamento de scout do Tricolor, em comparação ao dos rivais Palmeiras e Corinthians. Pinotti elogiou os dois profissionais do São Paulo (Luis Felipe Batista e Raony Thadeu), lembrou que eles trabalharam com o técnico Tite, da seleção brasileira, e que são bem recomendados. Também afirmou que uma eventual indicação do scout não é garantia de sucesso. O ex-diretor de futebol e conselheiro Jacobson também os elogiou.
PREPARAÇÃO DE GOLEIROS
Ao ser perguntado de forma irônica sobre o trabalho do novo preparador de goleiros (Marco Antônio Trocourt, o Marquinhos), Pinotti disse que as práticas anteriores estavam defasadas e que não se pode culpar o novo profissional.