Entenda os motivos da busca de Dorival Júnior pelo “1” ideal no São Paulo

779

GloboEsporte.com

Alexandre Lozetti e Marcelo Prado

Insatisfeito com saída de bola da equipe, técnico testa mais uma alternativa para a posição de volante. Petros é a nova opção. Mas por que essa função é tão importante no Tricolor?

Militão, Rodrigo Caio, Jucilei e Petros. Nos últimos dias, Dorival Júnior buscou alternativas em treinos e jogos para uma posição fundamental em seu esquema tático no São Paulo: o “1”.

Quem é o “1”? É o volante que fica à frente da linha de zagueiros e tem a responsabilidade de determinar o ritmo do jogo. Se ele acelerar, o time terá mais possibilidade de chegar ao gol adversário. Se for lento, ficará cada vez mais difícil desmontar a marcação rival.

Publicidade

Por lentidão, não necessariamente, entenda-se sua característica física. Casemiro, por exemplo, o “1” da seleção brasileira, não é dos mais rápidos, mas faz com que o ritmo da partida seja veloz. É um dos motivos de ser tão importante para Tite, técnico da Seleção, e Zidane, do Real Madrid.

  Dorival busca volante ideal: função é essencial à melhora do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Dorival busca volante ideal: função é essencial à melhora do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

Voltando ao São Paulo, Jucilei deixou o time, entre outros fatores, por retardar demais a transição da defesa para o ataque. A bola ficava por muitos segundos em seus pés. Militão virou titular contra o Cruzeiro, mas foi mal. Rodrigo Caio jogou alguns minutos nessa posição no primeiro tempo, no último domingo. Jucilei voltou no intervalo.

E no treino da última quarta-feira, Dorival Júnior observou Petros nessa função. Em tese, ele é um jogador mais leve. Jucilei foi adiantado à segunda linha, com mais liberdade, algo próximo do que ele fazia quando se destacou no Corinthians, em 2009 e 2010.

Na forma de jogar do São Paulo, o “1” se alinha aos zagueiros na saída de bola (veja na imagem abaixo), com os laterais adiantados. Além dele ser uma peça chave, é importante também que os meias à sua frente ofereçam opções de passe e se apresentem para jogar.

Militão, na função de volante, sai jogando entre Arboleda e Rodrigo Caio (Foto: Reprodução)

Militão, na função de volante, sai jogando entre Arboleda e Rodrigo Caio (Foto: Reprodução)

Pelo andar das últimas semanas, é possível que o técnico faça novas observações nos próximos dias. Acertar essa peça é essencial para a melhora na saída de bola e também na proteção à zaga, outra preocupação demonstrada por ele depois de vencer o Cruzeiro por 3 a 2, com mau desempenho coletivo.

O São Paulo volta a treinar na tarde desta quinta-feira, às 15h30, no CT da Barra Funda. A próxima partida será no domingo, às 16h, diante do Avaí, na Ressacada.