Em perigo no Campeonato Brasileiro, o São Paulo renega a possibilidade de envelhecer sua equipe titular para tentar escapar do rebaixamento. Neste domingo, às 11h, diante do Cruzeiro, no Morumbi, um time mais jovem do que nas últimas rodadas vai abrir o segundo turno.
Muito por conta da substituição de Jucilei, de 29 anos, por Militão, 10 anos mais novo. Dorival Júnior acha que o Tricolor precisa de velocidade e quer “dar liga” ao meio-campo. Em sua visão, Jucilei e Petros estavam ocupando o mesmo espaço. Com a mudança, ele espera ver Militão, que também atua como zagueiro, mais recuado, e liberar Petros para se juntar aos armadores e gerar superioridade no campo de ataque.
Promovido por Rogério Ceni ao time principal no primeiro semestre, Militão foi escalado no lugar de Rodrigo Caio, suspenso, na derrota por 2 a 1 para o Bahia. Destacou-se por sua velocidade, mas acabou dando espaço para o cruzamento de Rodrigão, no primeiro gol.
O garoto chegou a ser titular com Ceni, que usou um sistema com três zagueiros na maioria dos jogos que comandou no Brasileirão. Seus treinos chamaram a atenção da comissão técnica atual, a ponto de Jucilei, queridinho da torcida, perder a posição momentaneamente.
Outra mudança, essa forçada, vai reduzir ainda mais a média de idade do time titular. Suspenso, Cueva, de 26 anos, dará lugar a Marcos Guilherme, que tem 22. Na prática, a expectativa é de que isso também dê velocidade ao São Paulo, que terá média de idade de 26 anos em campo.
O peruano é mais articulador, enquanto o trunfo do brasileiro que entra é justamente a rapidez, característica que fez Dorival solicitar sua contratação desde os tempos de Santos.
Além dos novos titulares, Dorival anseia pela melhora na tabela para poder dar mais tempo de jogo a Brenner, 17 anos, e não vê a hora de poder escalar novamente o lesionado Lucas Fernandes, 19, que o encantou nas primeiras semanas de treino.
Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Cruzeiro:
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 11h (de Brasília)
Escalação: Renan Ribeiro; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Éder Militão; Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Marcinho; Lucas Pratto
Desfalques: Cueva (suspenso); Lucas Fernandes (aprimora a forma física após se recuperar de lesão na coxa); Morato e Wellington Nem (cirurgias no joelho direito, só voltam em 2018); Araruna (estiramento na coxa esquerda)
Pendurados: Júnior Tavares, Lucas Pratto, Marcinho e Petros
Arbitragem: Rafael Traci (PR), auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com narração de Odinei Ribeiro e comentários de William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 10h