GloboEsporte.com
Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan
Velocidade e firmeza do jogador, cobiçado por Dorival Júnior desde os tempos de Santos, contam a seu favor. Além disso, clube vê melhora defensiva com o técnico, contrariando os números.
Rápido, firme no um contra um diante do atacante adversário, bom na bola aérea e simples. Foram esses atributos que levaram o São Paulo a fechar um contrato até 2020 com Bruno Alves, zagueiro ex-Figueirense, 19º reforço do clube para a temporada.
Ele está na mira da comissão técnica desde o ano passado, quando Dorival Júnior e seus auxiliares trabalhavam no Santos. Tanto que o site oficial afirma ter sido uma indicação do técnico, algo não muito usual.
Dorival, inclusive, foi um fator importante na decisão da contratação. É que, mesmo com o aumento da média de gols sofridos pelo Tricolor (era de um por jogo com Rogério Ceni no Brasileirão, e agora dobrou para dois), há uma impressão interna de que a equipe evoluiu defensivamente.
Números à parte, considera-se o São Paulo mais bem posicionado na marcação, embora haja dificuldade em explicar a alta quantidade de gols contra sua meta. Na análise geral, há uma proteção maior aos zagueiros e isso servirá para potencializar o rendimento de Bruno Alves.
Quando diz, também no site oficial, que o reforço era cobiçado por outros grandes clubes do futebol brasileiro, o texto faz referência ao Grêmio. Mesmo pessoas do mundo do futebol chegaram a receber a informação de que Bruno Alves jogaria no Tricolor, mas o de Porto Alegre. O futebol árabe chegou a fazer uma proposta, mas o zagueiro de 26 anos queria um time grande nacional.
Até dezembro, caso não perca ninguém até o fim da janela europeia – fechará no próximo dia 31 de agosto –, o São Paulo terá seis zagueiros no elenco: os titulares Rodrigo Caio e Arboleda, além de Douglas, Lugano e Aderllan, que não entraram nem um minuto sequer com Dorival. O último ainda nem fez sua estreia. Bruno Alves se juntará a esse grupo, que tem ainda Militão. O garoto, entretanto, tem treinado mais como volante e agradado à comissão técnica.
No fim do ano, Lugano terá seu contrato encerrado. Nas próximas duas semanas, Bruno Alves será importante sobretudo nos treinamentos, já que Dorival Júnior não terá no dia a dia as presenças de Rodrigo Caio e Arboleda, convocados para as seleções de Brasil e Equador, que se enfrentarão no dia 31, em Porto Alegre, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Mas que atributos, é o que estão tentando justificar…
Isto é mais uma jogadinha, para lucrarem em cima do clube…
Com 26 anos no Figueirense, se fosse bom já estaria em grande clube há tempo, mais um meia boca…
Deveriam dar mais atenção para o repensar o plantel do ano que vêm.., começar a faxina
reestruturar e profissionalizar o Departamento de Futebol.