Tricolor aumenta sua receita em relação ao ano anterior, mas perde espaço para rivais e hoje só tem a quarta marca mais valiosa do Brasil, segundo estudo da BDO
Por GloboEsporte.com, São Paulo
O São Paulo é a quarta marca mais valiosa do futebol brasileiro, de acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO. Mas já foi a segunda.
Se num passado recente a equipe brigava mais em cima, a realidade hoje é outra e três rivais estão à frente: Flamengo, Corinthians e Palmeiras. A marca do clube do Morumbi está avaliada em R$ 995,1 milhões.
Segundo Pedro Daniel, consultor da BDO, alguns fatores explicam a queda do São Paulo.
– Se você voltar atrás no tempo, o São Paulo disputava o primeiro lugar com o Corinthians e Flamengo. Era muito mais efetivo e eficiente do que os principais concorrentes porque tinha uma torcida menor em termos absolutos, mas com uma grande propensão ao consumo. Então, ele conseguia explorar o seu público. Além do sucesso dentro de campo. Quando o sucesso dentro de campo não veio, ele teve um pouco mais de dificuldade de converter isso – explica Pedro Daniel.
– Nos últimos três anos, dos cinco maiores clubes, foi o que mais perdeu em termos de marca. O patrocinador não quer pagar mais tanto dinheiro para o clube, ele não fica mais tanto atrativo – diz o consultor da BDO.
Em 2010, o São Paulo era a segunda marca mais valiosa do futebol brasileiro, atrás do Flamengo. Depois, se estabilizou em terceiro, já que foi deixado para trás pelo Corinthians. Agora é o quarto porque o Palmeiras teve um grande crescimento, provocado pelo aumento de suas receitas e pela inauguração do novo estádio.
Da receita total acumulada em 2016, 28% veio das vendas de jogadores, que totalizaram R$ 111,2 milhões. Além disso, também houve aumento de 77% nas receitas de patrocínio de 2015 para 2016.
No final do ano passado, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, chegou a dizer que o clube havia saltado de zero na administração anterior (de Carlos Miguel Aidar) para R$ 35 milhões de patrocínios. Só que isso acabou não se configurando porque logo a Prevent Senior rescindiu o contrato de patrocinador master. Hoje, somados todos os seus patrocinadores, o clube recebe R$ 24 milhões.
Valor da marca e arrecadação no ano passado
Critério | Valor (em R$) | Ranking |
Valor da marca | 995.145 | 4 |
Receita total | 393.373 | 4 |
Receita sem transferência | 282.208 | 5 |
Patrocínio e publicidade | 35.297 | 5 |
Cota de TV | 128.032 | 11 |
Bilheteria | 32.962 | 3 |
A pedido do GloboEsporte.com, o São Paulo emitiu uma nota falando sobre o estudo do BDO:
– Os últimos dois anos do São Paulo são de enormes ganhos institucionais, com um novo estatuto, diretoria profissional e estudo para a separação do clube social e do futebol. Ainda que o time venha de um período de reestruturação, os avanços são enormes. Quanto ao estudo mencionado, não podemos tecer comentários por não conhecer a metodologia das referidas “pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores”, citadas sem maiores especificações no documento.