GloboEsporte.com
Roberto Maleson
Na luta contra o rebaixamento, São Paulo, Bahia e Vitória garantem o pódio dos maiores pontuadores do fantasy game em agosto. Em lista diversificada, Furacão é equipe com mais jogadores no Top 20.
Peça-chave no esquema de Dorival Júnior, Hernanes estreou pelo São Paulo na 17ª rodada (ainda em julho) e já acumula 63.10 pontos em seis jornadas no Cartola FC. Seu protagonismo em campo tem reflexo direto na pontuação positiva no game: foram seis gols, uma assistência e 17 faltas sofridas até aqui. Em agosto, entre a 18ª e a 22ª rodadas do Brasileirão, o meia do Tricolor Paulista somou 52.50 pontos e foi o maior pontuador do mês.
Se o São Paulo conta com Hernanes para fugir do Z-4, Mendoza e Neilton aparecem como figuras importantes para Bahia e Vitória, respectivamente, na tentativa de escapar do rebaixamento. A dupla ajudou suas equipes na melhora de desempenho nas últimas rodadas. Segundo maior pontuador de agosto, o atacante colombiano fez seus quatro gols no campeonato nas últimas quatro jornadas da competição. Na goleada sobre o Vasco, Mendoza marcou duas vezes e foi o maior pontuador da 21ª rodada: 22.30.
Enquanto o camisa 17 do Bahia se destacou com quatro gols no último mês, o atacante Neilton deu duas assistências e balançou a rede outras duas vezes. O bom desempenho lhe rendeu 38.20 pontos entre as rodadas 18 e 22 do Brasileirão: a terceira melhor marca em agosto.
O Termômetro indica aos cartoleiros quem são os jogadores com as maiores pontuações somadas do fantasy game no período indicado, neste caso nas rodadas do Brasileirão no mês passado.
Maiores pontuadores em julho, a dupla de goleiros Vanderlei e Douglas Friedrich foi bem, mas não como de costume. Ambos tiveram a mesma pontuação em agosto: 30.50 pontos, menos da metade do obtido no mês anterior. A lista conta ainda com uma surpresa positiva: Gilvan, do Atlético-GO. Autor do gol da vitória sobre o Corinthians, o zagueiro teve o nono melhor desempenho em agosto: 33.30 pontos.
O TOP 20 diversificado conta com jogadores de 15 times diferentes. Destaque para o Atlético-PR com três: os meias Guilherme e Eduardo Henrique além do goleiro Weverton. A trinca ajudou a equipe na sequência positiva que vinha de quatro vitórias e um empate até a derrota para o Flamengo na última rodada. Corinthians, Avaí e Vitória foram os outros times com mais de um representante entre os 20 melhores do game no mês.