Veja o que o São Paulo precisa fazer para bater o Corinthians

489

GloboEsporte.com

Marcelo Prado

Depois de mais uma semana de preparação, o São Paulo chega ao clássico contra o Corinthians para mostrar que finalmente pode sonhar com dias melhores no Campeonato Brasileiro. O triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória trouxe animação ao elenco, que acredita ser possível bater o líder e melhor time do Campeonato Brasileiro.

E o que fazer para bater o rival e sair da zona de rebaixamento? O GloboEsporte.com lista abaixo alguns pontos que podem ser fundamentais para que o Tricolor saia com a vitória:

Publicidade
  • Compactação no meio-campo

Petros será uma peça importantíssima no meio-campo do São Paulo (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)

Petros será uma peça importantíssima no meio-campo do São Paulo (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)

Pouco a pouco, o time vem melhorando nesse aspecto no Campeonato Brasileiro. Dorival Júnior efetivou o esquema 4-1-4-1 e vem trabalhando com Petros à frente dos zagueiros e uma linha de quatro mais à frente. Contra o Vitória, o time conseguiu fazer triangulações, o que não vinha acontecendo.

O time passou a conseguir segurar a bola no ataque para permitir a aproximação do meio-campo. Ao mesmo tempo, para equilibrar o jogo contra o Corinthians, será preciso ter muita organização defensiva, principalmente na recomposição. O time alvinegro tem em Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson e Romero um setor de muita qualidade.

  • Fazer a bola chegar a Lucas Pratto

Lucas Pratto espera voltar a marcar um gol após oito partidas (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Lucas Pratto espera voltar a marcar um gol após oito partidas (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Ao lado de Gilberto, Lucas Pratto é um dos artilheiros da equipe na temporada, com 12 gols. Só que o argentino vive um jejum no Campeonato Brasileiro. Ele não sabe o que é marcar há oito partidas. A última vez que balançou as redes adversárias foi na vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, no Morumbi.

De lá para cá, é bem verdade que o time caiu muito de rendimento. O meio-campo perdeu qualidade na armação. Os laterais pouco apoiaram e, com isso, a bola parou de chegar ao camisa 9. Contra o Vitória, essa situação já mudou um pouco, e o atacante teve duas oportunidades.

  • Apoio dos laterais

Júnior Tavares deve ganhar nova oportunidade na lateral esquerda (Foto: Marcelo Prado)

Júnior Tavares deve ganhar nova oportunidade na lateral esquerda (Foto: Marcelo Prado)

Dorival Júnior resolveu fazer suspense e não anunciou a equipe que começará a partida contra o Corinthians. Mas, na lateral esquerda, Júnior Tavares deverá ganhar a preferência, com Edimar ficando como opção no banco de reservas. Isso dá um ganho ao São Paulo no apoio.

Primeiro porque o time ganha uma peça aguda, que vai até o fundo, algo que anda faltando e muito ao time. Segundo porque, com isso, Fagner tem de se preocupar com a marcação e não só em subir para o ataque. Do lado direito Militão deve ser mais cauteloso, já que Guilherme Arana é a principal válvula de escape da equipe alvinegra.

  • Aproveitar a deficiência do rival na bola aérea

Hernanes é o bateador de faltas e escanteios do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Hernanes é o bateador de faltas e escanteios do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Dos 13 gols que o Corinthians sofreu no Campeonato Brasileiro, sete foram pelo alto. E o São Paulo tem na bola parada de Hernanes uma de suas principais armas. O Profeta é o cobrador de faltas e escanteios. Pelo alto, Arboleda e Rodrigo Caio são importantes armas ofensivas, assim como Lucas Pratto.

Nos treinos táticos que realizou sem a presença dos jornalistas entre quarta e sábado, o técnico Dorival Júnior trabalhou esse tipo jogada. Vale ressaltar que dos 32 gols marcados pela equipe no Campeonato Brasileiro, cinco foram pelo alto.

Veja as informações do Majestoso:

Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: domingo, 11h (de Brasília)
São Paulo provável: Sidão; Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros, Jucilei (Gómez), Hernanes, Marcos Guilherme e Cueva; Pratto
Desfalques: Bruno (aprimora a forma física após lesão nas costas), Renan Ribeiro (tendinite no joelho direito), Wellington Nem e Morato (cirurgias no joelho, só voltam em 2018)
Pendurados: Hernanes, Lugano, Petros, Junior Tavares, Marcinho, Jonatan Gómez e Pratto
Corinthians provável: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Desfalques: Léo Santos (pubalgia), Paulo Roberto, Danilo e Vilson (retomando a parte física após lesões)
Pendurados: Cássio, Fagner, Pablo e Jadson e Romero
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ) apita, auxiliado por Rodrigo Henrique Correia (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Fifa-RJ)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 9h30