Conmebol quer volta da Intercontinental em 2019, e homenageará campeões

757

Rodrigo Mattos – UOL

A Conmebol vê como avançadas as negociações para a volta da Copa Intercontinental com a Uefa. E entende que o reconhecimento da competição como Mundial pela Fifa reforçou a campanha pelo retorno. A expectativa é de que o campeonato possa ser disputado novamente em 2019, após o fim do Mundial da Fifa que teria sua última disputa em 2018.

O reconhecimento da Intercontinental é uma vitória política da confederação e de seu presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, que convenceu outros continentes a apoiar sua proposta. Por isso, ele fará uma homenagem aos 13 times campeões da Intercontinental no sorteio da Libertadores, em dezembro. Ainda não está decidido o formato.

Em paralelo, sem participação da Fifa, a Conmebol tenta fechar o pacote comercial para viabilizar a Intercontinental com a Uefa. A expectativa é de que o torneio se torne um espécie de substituto provisório do Mundial de Clubes da Fifa que acabaria depois de 2018.

Publicidade

Mas que o trabalho da comissão da Fifa para discutir o Mundial de Clubes acabará influenciando o futebol Intercontinental. Atualmente, a tendência é que o Mundial se torne uma edição disputada no lugar da Copa das Confederações. Assim, na visão da Conmebol, sobraria espaço nos outros três anos para a Intercontinental. Alejandro Dominguez faz parte da comissão da Fifa.

Só que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que quer uma solução que contemple os clubes de todos os continentes. E houve resistência de dirigentes africanos ao reconhecimento da Intercontinental justamente por só ter sul-americanos e europeus. Portanto, a Conmebol pode, sim, enfrentar barreiras no seu projeto.

O quadro deve se definir nos próximos quatro meses já que a Fifa estima para março de 2018 uma solução para a questão.