De olho em 2018: São Paulo quer zagueiro para evitar problema futuro; entenda

1133

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Tricolor observa defensores no mercado, de olho em possíveis saídas de Rodrigo Caio e Lugano.

O São Paulo luta em campo para afastar de vez o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e continua a planejar a temporada 2018 nos bastidores.

Após análises internas, o clube concluiu ser importante ir ao mercado para contratar um zagueiro. A procura, no entanto, não tem urgência, pois a posição não é um problema para agora.

Publicidade

Mas o Tricolor quer antecipar os movimentos para tentar evitar um problema no setor em um futuro próximo. De uma forma geral, esse conceito também vale para as outras posições do elenco.

Lugano (à dir.) e Rodrigo Caio podem não estar no São Paulo em 2018 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Lugano (à dir.) e Rodrigo Caio podem não estar no São Paulo em 2018 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A ideia de observar zagueiros no mercado se dá pelas situações de Rodrigo Caio e Lugano. O defensor convocado para a Seleção de Tite é alvo constante nas janelas internacionais e pode sofrer novo assédio em janeiro.

O Zenit, da Rússia, chegou a sinalizar o pagamento da multa rescisória na janela internacional do verão europeu, mas depois recuou.

Lugano, por sua vez, não deverá ter o contrato válido até dezembro renovado. O uruguaio sequer atuou sob o comando do técnico Dorival Júnior. Ele não joga há mais de três meses, embora tenha reconhecida a influência positiva como líder nos bastidores.

Ou seja, o São Paulo pensa em evitar um problema com a possível perda de um deles ou até dos dois, o que faria o clube ter que ir ao mercado em condições piores.

A ideia é antecipar a reposição antes de uma eventual saída. Além de Rodrigo e Lugano, o elenco tem hoje Arboleda, Bruno Alves e Aderllan (sequer estreou) como defensores de ofício – Éder Militão foi usado na função, mas tem atuado como lateral-direito.

O caso de Maicon, hoje no Galatasaray, da Turquia, serve de exemplo no clube nesse sentido. Pressionado, o São Paulo comprou o defensor do Porto e renovou seu vínculo, com um aumento acima do normal para um zagueiro e que desequilibrou a folha salarial.

Ciente do assédio europeu nas janelas de transferências, o Tricolor sabe que as saídas de alguns jogadores se tornam inevitáveis e agora pensa em antecipar a solução de possíveis carências.

Na noite desta quarta-feira, no Maracanã, Rodrigo Caio será titular do São Paulo, 13º colocado na tabela do Brasileirão, que enfrenta o Fluminense pela 29ª rodada.

Veja as informações do São Paulo que enfrenta o Fluminense:

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Provável escalação: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Arboleda e Júnior Tavares; Petros; Marcos Guilherme, Hernanes, Cueva e Lucas Fernandes; Lucas Pratto
Desfalques: Wellington Nem e Morato (cirurgias no joelho direito, só voltam em 2018), Bruno (lesão nas costas), Lugano (desconforto na panturrilha direita), Gilberto (contratura na coxa esquerda) e Brenner (defende a seleção brasileira no mundial sub-17)
Pendurados: Rodrigo Caio, Lucas Fernandes, Jonatan Gomez, Hernanes, Lugano, Renan Ribeiro, Bruno, Petros e Lucas Pratto
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por José Eduardo Calza (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Transmissão: TV Globo para SP, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, RN, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Carlos Jr e Ricardo Rocha)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 20h45