GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Tricolor observa defensores no mercado, de olho em possíveis saídas de Rodrigo Caio e Lugano.
O São Paulo luta em campo para afastar de vez o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e continua a planejar a temporada 2018 nos bastidores.
Após análises internas, o clube concluiu ser importante ir ao mercado para contratar um zagueiro. A procura, no entanto, não tem urgência, pois a posição não é um problema para agora.
Mas o Tricolor quer antecipar os movimentos para tentar evitar um problema no setor em um futuro próximo. De uma forma geral, esse conceito também vale para as outras posições do elenco.
A ideia de observar zagueiros no mercado se dá pelas situações de Rodrigo Caio e Lugano. O defensor convocado para a Seleção de Tite é alvo constante nas janelas internacionais e pode sofrer novo assédio em janeiro.
O Zenit, da Rússia, chegou a sinalizar o pagamento da multa rescisória na janela internacional do verão europeu, mas depois recuou.
Lugano, por sua vez, não deverá ter o contrato válido até dezembro renovado. O uruguaio sequer atuou sob o comando do técnico Dorival Júnior. Ele não joga há mais de três meses, embora tenha reconhecida a influência positiva como líder nos bastidores.
Ou seja, o São Paulo pensa em evitar um problema com a possível perda de um deles ou até dos dois, o que faria o clube ter que ir ao mercado em condições piores.
A ideia é antecipar a reposição antes de uma eventual saída. Além de Rodrigo e Lugano, o elenco tem hoje Arboleda, Bruno Alves e Aderllan (sequer estreou) como defensores de ofício – Éder Militão foi usado na função, mas tem atuado como lateral-direito.
O caso de Maicon, hoje no Galatasaray, da Turquia, serve de exemplo no clube nesse sentido. Pressionado, o São Paulo comprou o defensor do Porto e renovou seu vínculo, com um aumento acima do normal para um zagueiro e que desequilibrou a folha salarial.
Ciente do assédio europeu nas janelas de transferências, o Tricolor sabe que as saídas de alguns jogadores se tornam inevitáveis e agora pensa em antecipar a solução de possíveis carências.
Na noite desta quarta-feira, no Maracanã, Rodrigo Caio será titular do São Paulo, 13º colocado na tabela do Brasileirão, que enfrenta o Fluminense pela 29ª rodada.
Veja as informações do São Paulo que enfrenta o Fluminense:
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Provável escalação: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Arboleda e Júnior Tavares; Petros; Marcos Guilherme, Hernanes, Cueva e Lucas Fernandes; Lucas Pratto
Desfalques: Wellington Nem e Morato (cirurgias no joelho direito, só voltam em 2018), Bruno (lesão nas costas), Lugano (desconforto na panturrilha direita), Gilberto (contratura na coxa esquerda) e Brenner (defende a seleção brasileira no mundial sub-17)
Pendurados: Rodrigo Caio, Lucas Fernandes, Jonatan Gomez, Hernanes, Lugano, Renan Ribeiro, Bruno, Petros e Lucas Pratto
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por José Eduardo Calza (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Transmissão: TV Globo para SP, SC, PR, MG, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, RN, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Carlos Jr e Ricardo Rocha)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 20h45