GloboEsporte.com
Marcelo Prado
Peruano, que está com a sua seleção, dificilmente jogará contra o Galo. Vote na nossa enquete e ajude o treinador a encontrar a melhor opção para o setor.
Dificilmente, o São Paulo contará com o meia Cueva na importante partida da próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. Isso porque, um dia antes, o camisa 10 será titular da seleção peruana no duelo com a Colômbia, pelas eliminatórias da Copa. Como Cueva se reapresentará muito em cima da hora do jogo do Tricolor, a tendência é que ganhe um descanso.
Partindo dessa situação, Dorival Júnior vai utilizar os treinos de sábado, domingo, segunda e terça para pensar no possível substituto do gringo. E, analisando o elenco, é possível dizer que há sete opções para a vaga: peças mais defensivas, jogadores de articulação ou velocistas.
Abaixo, o GloboEsporte.com analisa cada uma delas. Ao fim da matéria, você pode votar na enquete e escolher quem quer ver na vaga de Cueva.
Vale lembrar que, também por estar com a sua seleção, o equatoriano Arboleda é outra provável baixa contra o Galo. Mas, nesse caso, não há suspense e Bruno Alves deverá formar dupla com Rodrigo Caio.
- Jucilei
O volante perdeu espaço com Dorival, mas pode reaparecer na equipe titular. Com ele, Dorival repetiria o que já foi feito em jogos anteriores, com Hernanes ganhando mais liberdade para subir.
Jucilei poderia ser usado como elemento de proteção da primeira linha defensiva – o que mudaria o esquema para o 4-2-3-1 – ou como integrante da segunda linha, mais ofensiva, ao lado de Marcos Guilherme, o Profeta e Lucas Fernandes – mantendo o 4-1-4-1.
- Jonatan Gómez
Aqui, a mudança seria apenas trocar um meia-atacante por outro, embora Cueva e Gómez tenham características diferentes. Enquanto o peruano é mais agudo e ótimo no último passe, o argentino cadencia o jogo e tem importante função tática na marcação.
Com ele no time, o São Paulo ganharia o chute de fora da área. Gómez foi titular na partida contra o Vitória, na 24ª rodada, mas não agradou e acabou substituído no intervalo.
- Thomaz
Pode-se dizer que, do atual elenco, Thomaz é quem mais se parece com Cueva: tem velocidade, gosta de carregar a bola, cai pelas pontas e aparece para finalizar. No entanto, ele só foi utilizado uma vez por Dorival, no segundo tempo da partida contra o Vitória.
- Shaylon
O garoto revelado na base de Cotia também é um meia de criação, centraliza bastante o jogo e procura sempre a assistência. Atrapalha o fato de ainda mostrar muita timidez.
Como Thomaz, só foi utilizado uma vez por Dorival – no último domingo, contra o Sport, quando entrou no segundo tempo justamente na vaga de Cueva. Perdeu uma grande chance após jogada de Pratto.
- Maicosuel
Aqui já estamos falando de uma opção mais ofensiva. Entraria aberto pelo lado esquerdo e empurraria Lucas Fernandes, que vem atuando nessa faixa de campo, mais para dentro.
Depois de um longo tempo afastado por causa de problemas físicos, Maicosuel entrou no segundo tempo do clássico contra o Corinthians, no dia 24 de setembro, e agora luta para ter mais oportunidades na equipe.
- Marcinho
Outra opção de velocidade pelas pontas, leva vantagem sobre Maicosuel: tem mais facilidade para voltar e fazer a recomposição defensiva.
Começou como titular com Dorival e, depois, perdeu espaço. No total, foi utilizado em 10 partidas pela comissão técnica atual, incluindo a última, domingo passado, contra o Sport. Emprestado até o fim do ano, ainda luta para mostrar que merece ser contratado em definitivo.
- Denilson
A sétima e última opção de Dorival tem características parecidas com as de Marcinho: velocidade e auxílio à marcação. É mais alto, o que ajuda na bola aérea defensiva e ofensiva.
Assim como seu companheiro de ataque, está emprestado até o fim do ano e luta para ficar em 2018. No total, participou de seis jogos com Dorival. O último foi o clássico contra o Corinthians.