Fator Dorival: elenco do São Paulo valoriza trabalho do técnico em recuperação

548

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Treinador assumiu time no Z-4 do Brasileirão e sem ter escolhido nenhum jogador.

Dorival Júnior foi anunciado pelo São Paulo no dia 5 de julho para substituir Rogério Ceni. À época, o Tricolor tinha 11 pontos em 11 rodadas do Campeonato Brasileiro e ocupava a 17ª colocação.

O técnico iniciou o trabalho no campo do CT da Barra Funda no dia 10 daquele mês, após a derrota para o Santos por 3 a 2, no primeiro turno – na ocasião, Pintado comandou interinamente o time e depois foi desligado.

Publicidade

Passados quase quatro meses, Dorival comanda a retomada tricolor e respira mais aliviado na luita contra o rebaixamento, agora com 40 pontos, justamente após bater o Santos, seu ex-time, no sábado.

Dorival Júnior comanda o São Paulo há quase quatro meses (Foto:  Érico Leonan/saopaulofc.net)

Dorival Júnior comanda o São Paulo há quase quatro meses (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

O panorama encontrado e revertido por Dorival e sua comissão nesse período é valorizado internamente por jogadores do São Paulo.

Em elogios ao treinador, alguns argumentos são citados por atletas tricolores:

  1. Dorival assumiu o time em meio a uma remontagem de elenco, com a equipe dentro da zona de rebaixamento e sem vencer há sete partidas. O jejum total foi de nove jogos, dos quais dois foram com Dorival, seis com Ceni e um com Pintado.
  2. O técnico não pediu a contratação de nenhum jogador e teve que trabalhar com um elenco remontando – embora Hernanes, com oitos gols e três assistências em 15 jogos, que já negociava com o clube , tenha chegada logo depois dele.
  3. A relação transparente demonstrada pelo treinador, com humildade, deixando um canal aberto para escutar a todos na rotina de trabalho no CT da Barra Funda conquistou o grupo de atletas.

Naturalmente houve descontentamentos pontuais de atletas não usados com frequência ou que não gostaram de alguma substituição, mas uma prova da relação fortalecida entre jogadores e comissão técnica foi dada após o San-São.

Lucas Silvestre, auxiliar e filho de Dorival, fez uma postagem em sua rede social com uma dedicação da vitória no clássico ao preparador físico Celso Rezende. O profissional está fora do dia a dia do clube em função de um problema particular de saúde na sua família – veja abaixo:

O zagueiro Rodrigo Caio fez um comentário na publicação dizendo que ainda existe muita coisa boa por vir e se mostrou solidário a Celso Rezende.

Apesar da subida na tabela no Brasileirão, o discurso do próprio Dorival e dos jogadores é de pés no chão. O objetivo é atingir os 47 pontos para se livrar de vez do rebaixamento.

– O campeonato não acaba aqui. Para nós, ele necessariamente terá uma sequência até a última partida. Não podemos nos dar ao luxo de relaxar em virtude do nosso passivo, que ainda é alto – disse o técnico no sábado.

Dorival soma 19 jogos, com oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. Ele tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2018.

Nos bastidores, a diretoria fala em manter o treinador para a próxima temporada, mas o desempenho nas rodadas finais do Brasileirão será importante para uma avaliação final.