Hernanes ri ao saber que ressaca ajudou em criação do apelido de “Profeta”

801

Jornalista Tiago Leifert lembra detalhes do “batismo” feito ao jogador em sua primeira passagem pelo São Paulo, e jogador brinca: “Depois temos que dividir os direitos autorais”

Por SporTV.com, Rio de Janeiro

A presença de Hernanes no“Bem, Amigos!” desta segunda-feira também trouxe à tona um momento “memória”, com a participação do jornalista Tiago Leifert: responsável por apelidar o jogador tricolor de Profeta, ainda em sua primeira passagem pelo São Paulo, o apresentador contou detalhes da origem do apelido e arrancou risadas dos convidados e do próprio jogador, que agradeceu. A ideia surgiu pelo teor dos discursos, mas teve a contribuição de uma confusão que contou com a “ajudinha” de uma ressaca.

– Estou aqui para contar como surgiu o apelido, em 2009, no Globo Esporte de São Paulo. Quando assumi a edição junto com a equipe que trabalhou comigo por quase sete anos, uma das diretrizes era encontrar personagens, criar heróis. Um dia um repórter foi no treino do São Paulo e mandou mensagem: “Não vou nem fechar VT porque quem deu o entrevista foi o Hernanes e não rendeu muito”. Falei: “está bom”. Mas por curiosidade, porque eu era teimoso e curioso, falei: “vou assistir essa entrevista”. Era diferente de tudo o que eu já tinha visto, uma entrevista completamente maluca, falava de vários assuntos, fazia várias analogias, metáforas, coisas que só uma cabeça privilegiada como a dele era capaz de fazer – contou.

A partir dali, segundo Tiago, passou-se a prestar mais atenção e Hernanes em seu potencial com as palavras. O apelido surgiu com a contribuição de um colega.

Publicidade

– Ali a gente começou a apostar mais no Hernanes, sempre que tinha coletiva dele, a gente investia. Um dia pedi para um dos meus editores (Guilherme) ir na arte e pedir uma vinheta que era “Hernanes, o filósofo”. Só que o Guilherme tinha saído na véspera, dormido pouco, ainda estava “grógue”, não entendeu direito a minha ordem e entrou na arte e falou: “O Tiago pediu uma vinheta, Hernanes, o Profeta”. Ficou. Então, originalmente, era para ter sido “Hernanes, o Filósofo”. Mas ficou Profeta e é uma das coisas que acontecem casualmente e ficam para sempre, e foi apelido na Itália. É algo que traz muito orgulho para a equipe do Globo Esporte, em saber que a gente participou da história do Hernanes e pode contrinuir para a marca que ele criou no futebol – disse o jornalista, hoje apresentador do “The Voice”.

Tiago Leifert e Hernanes (Foto: Reprodução SporTV)Tiago Leifert e Hernanes (Foto: Reprodução SporTV)

Tiago Leifert e Hernanes (Foto: Reprodução SporTV)

Ao saber da história, o jogador brincou que o editor também teve um momento “profético” ao fazer a confusão e brincou sobre a possibilidade de dividir os direitos pelo apelido de sucesso.

– Quero agradecer ao Tiago e as palavras que ele acabou de dizer. Coisa linda, valeu Tiago. Depois temos que dividir os direitos autorais. Foi espetacular porque cheguei em Roma e achava que a galera nem sabia quem eu era… Quando cheguei lá, para minha surpresa, não só me conheciam, como me chamavam de Profeta. Me senti completamente à vontade, em casa. Foi espetacular. Onde eu ia jogar me recebiam como profeta – contou o jogador, que voltou ao São Paulo em julho deste ano.

Colecionador de frases clássicas ao longo da carreira, com declarações que também citam passagens bíblicas, ele contou que sempre gostou de ler e de usar frases que servem para o futebol e também para a vida.

– Como o Tiago tinha percebido, sou muito curioso e gosto de pensar nas coisas. Filósofo também serviria. Gosto bastante dessa área. Às vezes quando acontece algum detalhe que tem inspiração e vejo que aquela analogia ou metáfora pode ser aplicada em demais âmbitos, do esporte e da vida cotidiana… e nasceu o momento “profético” – disse, ao explicar o teor das entrevistas.

2 COMENTÁRIOS