Gazeta Esportiva
Se depender do histórico de pontos das equipes rebaixadas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o São Paulo está muito próximo de assegurar sua permanência mais uma vez na elite do futebol nacional. Com 40 pontos na tabela, a equipe do técnico Dorival Jr crê que será preciso de 47 tentos para continuar na Série A, porém, o Tricolor pode seguir na primeira divisão mesmo somando menos do que a quantidade considerada necessária.
Desde que o Brasileirão passou a contar com 20 clubes, na edição de 2006, em que, inclusive, o São Paulo se sagrou campeão, o máximo que o 17º colocado, primeiro integrante do Z4, somou no campeonato foi 45 pontos, em 2009, quando o Coritiba ainda teve de lidar com a fatídica selvageria protagonizada por seus torcedores no Couto Pereira.
Desta maneira, o São Paulo estaria a duas vitórias para se livrar da queda para a Série B. Atualmente na décima colocação, a equipe do técnico Dorival Jr está a sete pontos da zona de classificação para a Libertadores, entretanto, o discurso adotado por todo o elenco ainda é de atenção total para evitar um novo flerte com a zona de rebaixamento.
Depois de embalar duas vitórias seguidas, o que não acontecia desde maio, quando o time venceu o Avaí e o Palmeiras, o São Paulo agora vive um clima muito mais agradável. Com apenas 4% de chances de rebaixamento, segundo o matemático Tristão Garcia, o time, enfim, vem colocando as ideias de Dorival Jr em prática, uma vez que os principais nomes do elenco, como o peruano Cueva, reencontraram seu bom futebol.
No próximo sábado o São Paulo visita o Atlético-GO, lanterna do Campeonato Brasileiro, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada. Para confirmar a nova fase, os jogadores projetam voltar para casa com mais uma vitória e, quem sabe, poder comprar o discurso da torcida, que, apesar dos percalços ao longo deste ano, já começa a sonhar com uma ainda pouco provável vaga na Libertadores do ano que vem.
Confira quantos pontos o “melhor rebaixado” somou desde a edição de 2006, a primeira com 20 clubes:
2006: Ponte Preta – 39 pontos
2007: Corinthians – 44 pontos
2008: Figueirense – 44 pontos
2009: Coritiba – 45 pontos
2010: Vitória – 42 pontos
2011: – Atlético-PR – 41 pontos
2012: Sport – 41 pontos
2013: Portuguesa – 44 pontos
2014: Vitória – 38 pontos
2015: Avaí – 42 pontos
2016: Internacional – 43 pontos