GloboEsporte.com
Alexandre Lozetti
Petros, Pratto, Hernanes e Rodrigo Caio evitam cartões e não desfalcam Tricolor; veja reações.
O São Paulo não terá desfalques por suspensão para o clássico deste sábado, contra o Santos, no Pacaembu. Seus pendurados passaram ilesos por mais uma rodada, a vitória sobre o Flamengo, e chamaram atenção dos torcedores, surpresos pela quantidade de jogos sem cartões amarelos.
Petros é o recordista da resistência. Desde que estreou, na derrota por 2 a 0 para o mesmo Flamengo, no primeiro turno, ele participou de todas as 20 partidas, sempre como titular. O volante recebeu cartões amarelos contra Vasco e Botafogo, e há 13 rodadas joga pendurado.
Lucas Pratto, outro protagonista tricolor, também vive situação curiosa. O atacante ficou pendurado na 12ª rodada, ao receber amarelo diante do Santos. Demorou sete jogos para levar o terceiro na vitória sobre o Cruzeiro. Só que, nos minutos finais daquela partida, o argentino foi expulso, e o cartão amarelo recebindo um pouco antes acabou sendo anulado pelo segundo.
Ou seja, ele cumpriu suspensão e voltou novamente com dois cartões. A atual sequência já tem nove rodadas sem advertência. Hernanes, há nove rodadas pendurado, Rodrigo Caio, há três, e Sidão, punido no último domingo por retardar o jogo, são outros titulares nessa condição.
Feliz pela disciplina do grupo, Dorival Júnior também vê mérito tático no fato.
– Isso prova que taticamente a equipe tem feito grandes jogos. Para ter jogadores pendurados de meio-campo que se sustentem por tantas rodadas, é porque tem algo de bom. Essa aproximação está existindo, não damos muitos espaços. Vejo uma equipe compacta, com linhas próximas, agredindo na marcação. Isso mostra que existe um bom posicionamento – afirmou o técnico, que admitiu fazer alertas ao elenco para evitar as suspensões.
– É um fato importante, estamos atentos a tudo isso, e pedimos que, se tiverem que tomar (cartão), que seja por uma necessidade, e não por reclamação ou qualquer destempero.
No banco de reservas, os meias Jonatan Gómez e Lucas Fernandes também estão com dois amarelos. Animada com o esboço de recuperação do São Paulo, que tem 37 pontos e precisa de mais 10 para evitar riscos de rebaixamento, a torcida reconheceu o esforço dos jogadores para não levarem cartões.
Veja abaixo algumas mensagens de apoio aos pendurados: