GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Tricolor pode encerrar risco de queda e manter vivo sonho da Libertadores.
Quando entrar no campo de São Januário neste domingo, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Vasco, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá em jogo muito mais do que os três pontos.
Uma eventual vitória do Tricolor levaria o time aos sonhados 47 pontos. Isso teria alguns efeitos imediatos:
- Acabar com o fantasma do rebaixamento no Brasileirão, principal objetivo do time no segundo semestre. De acordo com o site “Infobola”, o Tricolor abriu a rodada com 1% de chances de queda para a Série B;
- Manter vivo o sonho de uma vaga na Libertadores de 2018. Segundo o mesmo “Infobola”, o Tricolor tem 6% de chances de se classificar. O jogo é um confronto direto na disputa por um lugar no G-7, e o São Paulo ficaria a um ponto do Vasco. Lembrando: o G-7 pode virar G-9 em caso de títulos do Flamengo na Sul-Americana, e do Grêmio na Libertadores;
- Faria o São Paulo atingir a maior sequência invicta dentro do Brasileirão: cinco jogos sem perder. Atualmente a equipe não perde há quatro partidas (Flamengo, Santos, Atlético-GO e Chapecoense). Entre setembro e outubro, o Tricolor repetiu a dose: empatou com a Ponte, venceu o Vitória, empatou com o Corinthians e bateu o Sport;
- Daria ao São Paulo a convicção de planejar 2018 com a Série A no calendário;
- O Tricolor também poderia assumir a liderança no returno do Brasileirão. O time disputa com Botafogo, Cruzeiro e o próprio Vasco o primeiro lugar.
Durante a fase de turbulência do time na briga contra o Z-4, parte da torcida do São Paulo prometeu apoiar a equipe até a garantia da permanência na Série A e falou em protestar contra a diretoria depois de atingir a meta de pontos.
Mesmo com a péssima temporada, o São Paulo tem a segunda melhor média de público do Brasil entre as Séries A, B e C: 33.030 pessoas por jogo. O Tricolor perde para o rival Corinthians, líder do Brasileirão e campeão paulista, com 33.791 torcedores por partida.
Confira as informações do São Paulo para o jogo contra o Vasco:
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Provável escalação: Sidão; Éder Militão (Araruna), Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei; Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Shaylon; Lucas Pratto
Desfalques: Jonatan Gomez (dores no joelho direito), Wellington Nem e Morato (cirurgias no joelho direito, só voltam em 2018), Bruno (lesão nas costas) e Cueva (na seleção do Peru). Denilson e Marcinho ficaram fora por opção da comissão técnica.
Pendurados: Bruno, Hernanes, Jonatan Gomez, Lucas Fernandes, Lucas Pratto, Lugano, Petros, Renan Ribeiro, Rodrigo Caio e Sidão.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Mauricio Coelho Silva Penna. O trio é do Rio Grande do Sul.
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Lédio Carmona)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 16h