GloboEsporte.com
Títulos brasileiros na Libertadores e na Sul-Americana abririam vagas extras e poderiam beneficiar o Tricolor na busca por lugar na principal competição do continente.
A esperança do São Paulo de ainda disputar a Libertadores de 2018 depende da quantidade de vagas que o Brasileirão oferecerá. No momento, são sete, e aí é quase impossível para o Tricolor – depois do empate por 0 a 0 com o Botafogo neste domingo. Mas se Grêmio e/ou Flamengo ganharem os títulos continentais em disputa (Libertadores e Sul-Americana), o G-7 pode virar G-9. E aí crescem as chances.
No caso do G-7, o São Paulo precisa vencer os dois jogos restantes e torcer por uma enorme combinação de resultados paralelos. São eles:
- Botafogo ser derrotado nas duas partidas restantes e ainda ceder a atual vantagem de sete gols de saldo;
- Atlético-MG não vencer mais;
- Vasco não vencer mais;
- Bahia não vencer mais; se vencer uma, precisa perder a atual vantagem de cinco gols de saldo;
- Atlético-PR fazer no máximo três pontos; se fizer quatro, precisa perder atual vantagem de dois gols de saldo;
- Chapecoense fazer no máximo quatro pontos e não desfazer desvantagem de dois gols de saldo.
O G-7 vira G-8 ou G-9 dependendo de Grêmio, que está na final da Libertadores, e Flamengo, na semifinal da Sul-Americana. Nesses casos, o São Paulo poderia garantir vaga até com quatro pontos – torcendo também por combinações de resultados paralelos, casos de duas derrotas de Atlético-MG e Vasco, no máximo um empate do Bahia, no máximo dois empates de Atlético-PR e Chapecoense.
O mais seguro, nos casos de vagas extras, seria vencer os dois jogos. Nesse caso, times como Atlético-MG e Vasco poderiam até pontuar, desde que não vencessem.
O Grêmio começa a decidir a Libertadores nesta quarta-feira, em casa, contra o Lanus, da Argentina. O duelo da volta é na semana seguinte.
O Flamengo enfrenta o Junior Barranquilla, da Colômbia, nas duas próximas quinta-feiras. A final (o outro lado tem Independiente-ARG e Libertad-PAR) será depois do encerramento do Brasileiro.
Vamos festejar porque não fomos rebaixados que libertadores que nada não temos time para disputar libertadores, melhor torcer para 2018 não ficar na zona de rebaixamento porque com essa diretoria mercenária não sei não.